Explique verdade e mentira num sentido extra moral de Nietzsche e o que é esclarecimento Kant. Diferenciando a igualdade e divergência dos autores
Soluções para a tarefa
O que caracteriza o pensamento de Nietzsche é o perspectivismo, isto é, não há uma verdade que não passe pelo sujeito. Esse sujeito em Nietzsche não é o “ser humano”, mas cada indivíduo em sua percepção singular da realidade e não do universal.
Nietzsche faz críticas à filosofia determinada através dos conceitos e critica a noção de que o conhecimento só pode ser fundamentado pela razão.
Em Kant, temos o ser humano universal e que possui as condições de possibilidade da experiência, porém em Nietzsche, tudo o que aparece, aparece dentro de um certo prisma, olhar. Logo, tudo é interpretação. Toda interpretação é uma possibilidade de verdade e não a verdade da coisa em-si.
Nietzsche valoriza o singular. A realidade não é tão evidente. Todo discurso científico é feito a partir de classificações, categorias, e por isso é arbitrário: as constatações são feitas a partir de princípios que mudam e não de princípios eternos. O problema é criar princípios que devem ser considerados verdadeiros em detrimento da falsificação de outros como não-verdadeiros, sendo que todos foram inventados por princípios humanos.
Bons estudos!