Geografia, perguntado por p4xm5eirabin, 1 ano atrás

explique uma vantagem de se fazer uso da adubação verde.gente por favor me ajudem!!!vale nota!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por gutinhos187
52
Adubação verde é basicamente material orgânico em decomposição, as suas  vantagens são que não prejudica o solo, é um processo natural, você pode fazer em casa e é mais barato do que usar um fertilizante químico.

Respondido por mariaclaudia5
14

Adubação Verde é uma prática agrícola que consiste na utilização de determinadas espécies de plantas em sistema de rotação, sucessão ou consórcio com a cultura de interesse econômico. Estas plantas são geralmente chamadas de adubos verdes. No entanto, os termos plantas condicionadoras e plantas recicladoras também são muito utilizados para designá-las. Isto ocorre porque, ao adicionarem matéria orgânica ao solo, os adubos verdes atuam como condicionadores. Ao mesmo tempo, por apresentarem um sistema radicular profundo e ramificado, capaz de explorar camadas sub-supeficiais do solo, promovem a reciclagem dos nutrientes. 

Os resíduos dos adubos verdes podem tanto ser deixados sobre a superfície do solo, quanto incorporados ao mesmo. A escolha da forma de manejo dependerá dos objetivos que se deseja alcançar com a adoção da prática. No primeiro caso, visa-se principalmente a cobertura e a proteção do solo; enquanto no segundo, o foco principal é a melhoria da fertilidade do solo. 

Nos dois casos, a adição da matéria orgânica proveniente da decomposição dos resíduos dos adubos verdes, promove a melhoria das condições químicas, físicas e biológicas do solo. São essas condições que garantem a qualidade do solo, ou seja, sua capacidade de propiciar o desenvolvimento das culturas e se manter produtivo ao longo do tempo. 

No que diz respeito aos aspectos químicos, a adição de matéria orgânica pode aumentar a disponibilidade de nutrientes, devido ao aumento da capacidade de troca de cátions (CTC) efetiva do solo; e pode reduzir os teores de alumínio trocável, pela complexação deste elemento. Além disso, após a decomposição/mineralização dos resíduos dos adubos verdes, nutrientes antes indisponíveis para as culturas de raízes pouco profundas (hortaliças, por exemplo) são adicionados à camada arável. Outro importante efeito é que a utilização de leguminosas como adubo verde apresenta a vantagem de adicionar consideráveis quantidades de nitrogênio ao solo, devido a fixação biológica de nitrogênio (FBN). 

Em relação às condiçôes físicas do solo, pode-se destacar o efeito protetor da cobertura vegetal, que impede o impacto direto das gotas de chuva sobre o solo e diminui os riscos de erosão, bem como o aumento da taxa de infiltração de água. Simultaneamente, a matéria orgânica adicionada pelos adubos verdes contribui para a redução da densidade aparente do solo, para a agregação de suas partículas (ação cimentante) e para a melhoria da aeração e da drenagem (formação de macro e microporos). 

Quanto aos aspectos biológicos, com o uso da adubação verde cria-se um ambiente mais favorável para os microorganismos do solo, responsáveis diretos pela decomposição e mineralização da matéria orgânica. 

Da maneira como cultivamos o solo nas últimas décadas, terminamos por contribuir grandemente para sua degradação. Felizmente, a necessidade de se manejar o solo de forma sustentável, ou seja, de forma a mantê-lo produtivo ao longo do tempo, se tornou um consenso nos dias de hoje. A adição de matéria orgânica é uma das alternativas mais eficazes para a recuperação/melhoria da qualidade do solo e, consequentemente, de sua capacidade produtiva. É por este motivo que a prática da adubação verde tem ganho cada vez mais destaque na agricultura. Tais práticas podem contribuir grandemente para o uso sustentável do solo. No entanto, é preciso que sejam sempre aliadas a outras práticas conservacionistas, como o plantio em curva de nível em áreas declivosas. Além disso, é importante monitorar a fertilidade do solo por meio de análises químicas periódicas. A Embrapa Hortaliças apresenta na seção de Publicações um folder sobre como amostrar corretamente o solo para análises químicas. 

As sementes de adubos verdes podem ter custo limitante para alguns produtores. No entanto, é importante saber que é possível produzi-las na própria propriedade, ou seja, após a primeira aquisição, o produtor pode se tornar independente de novas aquisições no mercado. A qualidade das sementes produzidas na propriedade pode não ser a mesma apresentada pelas sementes produzidas no mercado, mas isto não chega a ser um fator limitante para seu uso. 

Deixar a área ocupada durante alguns meses com uma cultura que não produzirá renda imediata é, à primeira vista, uma desvantagem, principalmente para os pequenos produtores. No entanto, os benefícios trazidos para o solo e, consequentemente, para as culturas, compensam a médio e longo prazo. Uma boa alternativa para esses casos é a utilização dos adubos verdes em consórcio com a cultura principal. No caso do consórcio com hortaliças, ainda há uma certa carência de informações sobre a melhor época de plantio do adubo verde, bem como sobre o melhor espaçamento a ser adotado para que não haja competição por água e luz. Mas a pesquisa vem trabalhando para esclarecer esses aspectos. 

Perguntas interessantes