Artes, perguntado por wesselleysantos, 10 meses atrás

Explique sobre o fenômeno do Funk a partir dos anos 90.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

Os estudos sobre cultura jovem brasileira urbana têm agora a contribuição de dois novos livros contendo artigos de antropólogos, sociólogos e analistas culturais: a coletânea Galeras Cariocas, organizada por Hermano Vianna, que centra a análise na juventude da cidade do Rio de Janeiro sob várias perspectivas, e o volume Abalando os Anos 90, organizado por Micael Herschmann, que enfoca os fenômenos dos movimentos musicais funk e hip-hop e seus diversos nexos sócio-culturais, principalmente, mas não apenas no Rio. Vale assinalar que este último inclui também traduções de textos importantes sobre o tema, publicados em inglês, que agora se tornam disponíveis para o público brasileiro.

Respondido por mariaeduardanahasoct
0

Resposta:

Explicação:

O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica. De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante.

Década de 60: O Funk Indecente

O funk surgiu como uma “mescla” entre os estilos R&B, jazz e soul. No início, o estilo era considerado indecente, pois a palavra “funk” tinha conotações sexuais na língua inglesa. O funk acabou incorporando a característica, tem uma música com um ritmo mais lento e dançante, sexy, solto, com frases repetidas.

Década de 70: O P-Funk

A alteração mais característica do funk, na década de 70, foi feita por George Clinton, com suas bandas Parliament, e, posteriormente, Funkadelic. Tratava-se de um funk mais pesado, influenciado pela psicodelia, dando origem ao subgênero chamado P-Funk. Nesse período surgiram renomadas bandas como B.T. Express, Commodores, Earth Wind & Fire, War, Lakeside, Brass Construction, Kool & The Gang, etc.

Década de 80 e Contexto Atual: As Fusões Comerciais

A década de 80 serviu para “quebrar” o funk tradicional e transformá-lo em vários outros subgêneros, de acordo com o gosto do ouvinte, já que a música nesse período era extremamente comercial. Seus derivados rap, hip-hop e break ganhavam uma força gigantesca nos EUA através de bandas como Sugarhill Gang e Soulsonic Force.

No final dos anos 80, surgiu a house music. Derivado do funk, esse estilo tinha como característica a mistura do funk tradicional com samplers e efeitos sonoros eletrônicos.

Perguntas interessantes