Geografia, perguntado por biancahuang, 11 meses atrás

explique sobre a guerra civil da iugoslavia, motivos, envolvidos, como acabou, ect

Soluções para a tarefa

Respondido por duddudda
5

Resposta:

Explicação:

A Guerra Civil Iugoslava (português brasileiro) ou Jugoslava (português europeu) é o nome dado a uma série de violentos conflitos bélicos ocorridos no território da antiga República Socialista Federativa da Iugoslávia, que ocorreram entre 1991 e 2001.

Dezenas de milhares de não sérvios foram mortos (mais de cem mil pessoas morreram no conflito) e centenas de milhares tiveram de fugir de suas casas, numa guerra que deixou um rastro de extrema violência. Os croatas e bósnios, em particular, alegaram que o estabelecimento de um Estado foi resultado da ambição dos dirigentes sérvios, e incluiu esta reivindicação nos respectivas campanhas de guerra.

A guerra civil terminou com grande parte da antiga Iugoslávia reduzida à pobreza, enormes perturbações econômicas e uma instabilidade constante nas áreas aonde ocorreram os piores combates. A guerra e seus conflitos subsequentes foram alguns dos conflitos mais sangrentos em solo europeu desde o final da Segunda Guerra Mundial. Estes eventos se tornaram extremamente conhecidos pelo grande número de crimes de guerra que envolveram, inclusive um grande número de genocídios.[3] Foram também os primeiros conflitos em mais de cinquenta anos onde foram formalmente julgados genocídios de caráter fundamental, e muitos participantes individuais foram posteriormente acusados de crimes contra a humanidade.[4] O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPIJ) foi criado pela ONU para julgar esses crimes.[5]

De acordo com a ONG Centro Internacional para Justiça Transicional, os conflitos na antiga Iugoslávia deixaram um saldo de mais de 140 000 mortos. Outras 4 milhões de pessoas ficaram temporariamente desalojadas.

Termos alternativos em uso incluem a "Guerra dos Balcãs", ou "Guerra na (ou da antiga) Iugoslávia", "Guerras de Secessão iugoslavas ", bem como a "Terceira Guerra dos Balcãs" (um termo de vida curta cunhado pelo jornalista britânico Misha Glenny, aludindo às guerras balcânicas de 1912-1913).[6] Essas guerras foram caracterizadas por amargos conflitos étnicos entre os povos da antiga Iugoslávia, principalmente entre sérvios, de um lado e croatas em uma das frentes de batalha,enquanto que os bósnios e os albaneses estavam no outro.Paralelamente,outros conflitos entre bósnios e croatas na Bósnia estavam acontecendo e também entre albaneses e macedônios na República da Macedónia.Os conflitos desta época tinham suas raízes em problemas políticos subjacentes, uma grave crise financeira ,juntamente com questões culturais e étnico-religiosas que já aconteciam há muito tempo.

Perguntas interessantes