Explique:
– Sistema de alavancas;
– Produção de células sanguíneas;
– Armazenamento de íons e Cálcio.
Ajudem rapido
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sistema de Alavancas
Dentro do conceito de alavancas há outras definições que envolvem física e, muitas vezes, o profissional não gosta de focar nisso, mas eles são absolutamente necessários para que haja o tratamento bem-sucedido dos pacientes.
A princípio, termos como torque, alavancas e fulcro parecem muito específicos e nada relacionados com a prática clínica do fisioterapeuta.
No entanto, quem entende mesmo de movimento humano deve saber que esses são conceitos essenciais para entendermos os padrões de contração do nosso corpo e para aplicarmos corretamente os treinos de força e flexibilidade.
Sem a compreensão e memorização destes conceitos, você provavelmente não vai fazer um bom trabalho de correção dos movimentos humanos porque muitas vezes você precisará colocar as alavancas das articulações em vantagem mecânica e você precisará analisar seus braços de forças para fazer isto corretamente.
Isto sem falar das forças vetoriais que será assunto de um outro artigo.
Produção de Células Sanguíneas
Os glóbulos vermelhos, a maior parte dos glóbulos brancos e as plaquetas são produzidos na medula óssea, o tecido macio e gorduroso encontrado nas cavidades ósseas. Dois tipos de glóbulos brancos, as células T e B (linfócitos), também são produzidos nos linfonodos e no baço, e as células T são produzidas e amadurecem no timo. (Consulte também Considerações gerais sobre o sangue).
Dentro da medula óssea, todas as células sanguíneas se originam de um mesmo tipo de célula não especializada, denominada célula-tronco. Quando uma célula-tronco se divide, ela se torna primeiro um glóbulo vermelho, glóbulo branco ou célula produtora de plaquetas imatura. As células imaturas então se subdividem e amadurecem, convertendo-se, por fim, em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas maduras.
A velocidade da produção das células sanguíneas é controlada em função das necessidades do corpo. As células sanguíneas normais duram um tempo limitado (que pode ser de poucas horas a poucos dias, no caso dos glóbulos brancos, até 10 dias para as plaquetas e até 120 dias para os glóbulos vermelhos) e devem ser constantemente substituídas. Certos quadros clínicos podem desencadear uma produção adicional de células sanguíneas. Quando o teor de oxigênio dos tecidos corporais ou o número de glóbulos vermelhos diminui, os rins produzem e liberam eritropoietina, um hormônio que estimula a medula óssea a produzir mais glóbulos vermelhos. A medula óssea produz e libera mais glóbulos brancos em resposta a infecções. Ela produz e libera mais plaquetas em resposta a hemorragias
Armazenamento de Íons e Cálcio
O retículo sarcoplasmático é o retículo endoplasmático das células musculares. É especializado no armazenamento de íons cálcio,e quando libera esse cálcio para o citoplasma dá-se a contração muscular (deslizamento da actina sobre a miosina). O retículo sarcoplasmático encontra-se disposto em formato de redes a circundar um grupo de miofilamentos. Retículo Endoplasmático e a contração muscular
O reticulo endoplasmatico (RE) é o maior sistema de membranas da célula, constituindo aproximadamente metade do volume total das membranas. Os processos metabólicos que ocorrem dentro do RE são síntese e modificação de proteínas, sintese de lipideos e esteróides e fabricação de todas as membranas da célula. O RE tem dois componentes: Reticulo endoplasmático liso (REL) e reticulo endoplasmático rugoso (REG). O reticulo endoplasmático liso (REL) tornou-se especializado principalmente em células musculares, nas quais ele é denominados reticulo sarcoplasmático. Nas células musculares esqueléticas ele funciona sequestrando íons de calcio do citossol, auxiliando o controle da contração muscular. O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular.
Assim que cessa o estímulo, o cálcio é rebombeado para o interior do retículo sarcoplasmático e cessa a contração muscular.
Espero ter ajudado