Explique se há ocorrência de furacões no Brasil. Explique sua resposta??
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeiramente, é importante saber que o furacão é formado sobre massas de água quente e é motivado pela energia térmica liberada quando o ar com maior umidade eleva-se aos estratos mais altos da atmosfera. Assim, o vapor sofre condensação.
O calor concentrado e a umidade são, portanto, a fonte de energia dessa tempestade tropical, ou seja, essas tempestades tropicais formam-se quando massas de ar frio encontram-se com as águas quentes. Isso explica o fato de os furacões perderem intensidade quando chegam ao continente, pois não há tanta disponibilidade de calor e umidade.
Países como México e Estados Unidos sofrem anualmente com a passagem de furacões. Mas por que o Brasil não? Segundo meteorologistas em entrevista à BBC News Brasil, o Brasil apresenta condições mínimas para ocorrência de furacões a não ser que as mudanças climáticas exerçam alguma influência.
Os principais fatores que favorecem a ocorrência dos furacões são: as águas quentes do mar que precisam apresentar temperatura acima de 27ºC e o que chamam de cisalhamento do vento, que corresponde à variação da corrente de vento, ou seja, as mudanças na velocidade e direção dos ventos em uma determinada distância.
Resposta:"Por enquanto, é quase impossível que um furacão atinja o Brasil, a não ser que as mudanças climáticas também tenham alguma influência", diz Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência de São Paulo.
A meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo, explicou que um dos principais "combustíveis" para a formação de um furacão são as águas quentes do mar - que precisam estar acima de 27°C.
Explicação:as vezes tem pequenos redemoinhos mas nada muito grave ;-;