Biologia, perguntado por emilly98866, 1 ano atrás

explique: Reticulo endoplasmático liso! (me ajudem)​

Soluções para a tarefa

Respondido por annexrbn
2

Retículo Endoplasmático Liso

O retículo endoplasmático liso, podendo também ser denominado de agranular, se estende a partir do anteriormente citado e se dispõe de uma maneira mais cilíndrica, tomando a forma de tubos. Ele não possui ribossomos em sua membrana, o que dá a aparência de ser liso. Por essa razão, esse não tem como produto proteína alguma, entretanto também são processadas moléculas de extrema importância. Assim, é aqui que são produzidos fosfolipídeos, gorduras e esteróides. Outro exemplo de processos que ocorrem no retículo endoplasmático liso é modificação de algumas moléculas visando facilitar a sua excreção. Com relação ao tamanho dessa estrutura, também se trata de algo bastante variável, exemplos disso são as células produtoras de hormônios, como a testosterona, possuírem essa organela bem desenvolvida.

(O Retículo endoplasmático liso não possui ribossomos ligados à sua membrana e por isso parece liso.) <--- principal

Por fim, os retículos endoplasmáticos se tratam de estruturas distintas, mas complementares e bastante relacionadas. Isso se dá por se comunicarem e por terem funções de transporte e processamento.

Respondido por mayle123
2

O Retículo Endoplasmático é uma organela presente no interior das células dos seres eucariontes (presença de núcleo celular e diversas organelas). 

Retículo Endoplasmático Liso

 

- Não possuem ribossomos aderidos à membrana;

 

- Composto por um sistema de túbulos cilíndricos;

 

- Atuam na produção de hormônios e lipídios.

 

Perguntas interessantes