explique resumidamente como ocorreu a queda do império carolingeo
Soluções para a tarefa
O império carolíngio parece bem estabelecido quando o filho de Carlos Magno, Luís I, o Piedoso, se torna Imperador em 814. Mas a situação começa a se deteriorar, o Império não está na ofensiva, mas sim na defensiva, por exemplo, em frente das primeiras incursões normandas.
De fato, parece bastante rápido que Luís I, o Piedoso, não tenha a escala necessária para governar este Império, que está sujeito a forças centrífugas, acentuadas pelos conflitos entre Luís e seus filhos. Na sua morte o Império explode em três partes (Tratado de Verdun 843), distribuído entre seus filhos: A região da Lotaríngia atribuído ao filho mais velho de Luís, Lotário, este território foi então dividido em várias partes: Flandres, Luxemburgo, Lorena, Alsácia. Suíça, Itália.
- Germania atribuída a Louis o germânico, é a origem da Alemanha.
- Francia Oeste atribuída a Carlos, o Calvo, é a origem da França.
Em Francia Ocidental, Carlos, o Calvo, confronta-se com o surgimento de grandes dinastias aristocráticas que desenvolvem seu poder durante os distúrbios na Bretanha e na Aquitânia.
A família aristocrática mais importante é a dos robertianos. Todos esses movimentos estão na origem do feudalismo.
Mas acima de tudo, Charles, o careca, deve enfrentar as invasões normandas.
O fato que Carlos, o Calvo, se torne Imperador no final de seu reinado não deve ser interpretado erroneamente pois as rupturas do Império Carolíngio são sustentáveis com a constituição de dois pólos: a França no Ocidente e a Alemanha (Alemanha) no Oriente.