explique resumidamente a funçao de cada um desses tecidos vegetais .(estomatos,parenquimas,xilema e o florema)
Soluções para a tarefa
Parênquimas são aglomerados de células com funções diferenciadas, existem parênquimas de preenchimento (com a função de preencher),de revestimento (com função de revestir e etc.
Xilema e Floema são os vasos condutores de seiva, o xilema conduz a seiva bruta (os sais minerais, água e etc) adquiridos pelo solo. Já o floema conduz a seiva elaborada, já após a transpiração celular transformada em açúcares.
Espero ter ajudado, bons estudos!
ESTÔMATOS
Os estômatos são estruturas que, vistas ao microscópio, assemelham-se a pequenas bocas, por isso receberam esse nome, que vem do grego stoma, que significa boca. A principal função de um estômato é controlar a entrada e saída de gases, sendo assim, podemos concluir que estão diretamente relacionados com a realização do processo defotossíntese.
PARÊNQUIMA
O parênquima vegetal desempenha varias funções e dependendo de sua função pode ser classificado:
Os parênquimas de preenchimento ocupam espaços entre outros tecidos, formam boa parte da medula (parênquima medular) e do córtex (parênquima cortical) dos caules e das raízes.
Os parênquimas clorofilados contém bastante cloroplastos e são responsáveis pela fotossíntese e em alguns outros órgãos verdes que são também chamados de clorênquimas.
Os parênquimas de reserva que são tecidos que predominam em certos órgãos, tuberosos (caules, raízes, frutos) e nas sementes.
O parênquima aqüífero tem a função de armazenar água para reserva. Ocorre principalmente em plantas que vivem em ambientes secos (Cactos).
Parênquima aerífero ou aerênquima é tecido de reserva de ar. Ocorrendo principalmente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuação e algumas vezes na respiração.
Parênquima amilífero tem a função armazenar, proteínas, óleos, sacarose, inulina e amido.XILEMA
O xilema, também conhecido como lenho, possui a função de transportar a seiva bruta dos vegetais, ou seja, os sais minerais e a água.
FLOEMA
O floema, também conhecido como líber, é responsável pelo transporte da seiva elaborada (substância aquosa rica em substâncias orgânicas) nos vegetais.