explique reprodução sexuada nas plantas sem sementes
Soluções para a tarefa
Resposta: A flor produz dois tipos de gametófitos, macho e fêmea. O gametófito feminino surge de uma célula dentro do óvulo, uma pequena estrutura dentro do ovário da flor. O ovário é uma estrutura maior dentro da flor que contém e protege geralmente muitos óvulos. As plantas com flores são os únicos que os seus óvulos são totalmente fechado no ovário. O ovário em si é parte de uma estrutura maior, chamado o carpelo, que consiste em o estigma, estilo e ovário.Cada óvulo é anexado ao tecido do ovário por um pedúnculo chamado funicular. O ponto de ligação do funículo ao ovário é chamado a placenta.
Como a flor se desenvolve a partir de um botão, uma célula dentro de um óvulo chamado archespore se alarga para formar uma célula mãe do embrião-sac (EMC). A EMC divide por meiose para produzir quatro megásporos. Neste processo, o número de cromossomos é reduzido de dois conjuntos na EMC para um conjunto nas megásporos, fazendo os megásporos haplóides. Três dos quatro megásporos degenerar e desaparecer, enquanto o quarto divide mitoticamente três vezes para produzir oito células haplóides. Estas células constituem juntos o gametófito feminino, chamado de saco embrionário.
Os oito células saco embrionário diferenciar em duas sinérgides, três células antípodas, dois núcleos fundidos, endosperma e um óvulo. O saco embrionário madura situa-se, na abertura exterior (micrópilo) do óvulo, pronto para receber os espermatozóides entregues pelo gametófito masculino.