Explique relação do movimento antropofágico eo eurocentrismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O movimento antropofágico foi uma espécie de manifestação cultural e artística que ocorreu durante a primeira fase do Modernismo no Brasil. Por conta disso, ele é considerado uma das vanguardas desse período.
A ideia do movimento surgiu a partir de observações feitas por Oswald Andrade. O escritor brasileiro, em uma de suas viagens pela Europa, observou o movimento futurista e percebeu o compromisso do idealizador do movimento, o italiano Felippo Tomaso Marinetti, com relação à inovação técnica e a literatura.
No Brasil, o movimento antropofágico teve início com a publicação do primeiro manifesto antropófago ou antropofágico publicado por Andrade na revista Antropofagia, do estado de São Paulo, em 1928.
A utilização do termo “antropofágico” está relacionado a “antropofagia”, que refere-se ao ato de comer ou devorar a carne de outra pessoa. Dentro da história, ela é usada para apontar atos ritualísticos, no qual acredita-se que, ao comer a carne de um outro homem, a pessoa estaria adquirindo também as suas habilidades.
Trazendo para a realidade do movimento antropofágico, a ideia sugerida por Andrade era basicamente “devorar” essa cultura enriquecida por técnicas importadas e promover uma renovação estética na arte brasileira.