História, perguntado por lolilala, 1 ano atrás

explique quem foi Artur Bernardes
VALENDO 27 PONTOS!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por milenanogueira7
2

Artur da Silva Bernardes começou a vida pública alistando-se em 1897 ao Batalhão Patriótico Bias Fortes para combater os rebelados do povoado de Canudos. Nesse período cursava a Faculdade de Direito e já havia atuado como jornalista. A motivação de Artur Bernardes em combater os camponeses de Canudos estava na defesa do regime republicano, pois se atribuía equivocadamente aos rebelados o caráter de restauradores monarquistas. Em 1900, Artur Bernardes graduou-se em Ciências Sociais e Jurídicas e começou a advogar na cidade de Viçosa, de onde era natural. O pai de Artur Bernardes, Antônio Bernardes, era promotor de justiça da cidade e o sogro dele, Carlos Vaz de Melo, era chefe político da região. Em novembro de 1904, Artur Bernardes tornou-se vereador de Viçosa. Com a morte de Carlos Vaz de Melo, Artur Bernardes obteve a chefia política do município de Viçosa.

Após tornar-se liderança política no município de origem, Artur Bernardes ascendeu na atividade política do Estado de Minas Gerais. Foi primeiro-secretário da Câmara Estadual entre 1907 e 1909. Em 1909, foi eleito deputado federal. Em 1910, tornou-se secretário de Finanças do governo estadual de Júlio Brandão. Entre 1915 e 1918 foi novamente deputado federal. E entre os anos de 1918 e 1922 exerceu a presidência do Estado de Minas Gerais, na época o mais populoso do país e com uma das oligarquias mais influentes. A atuação política em Minas Gerais lhe credenciava para a candidatura à presidência da República, pois a oligarquia mineira era uma das mais influentes do país.

A candidatura de Artur Bernardes à presidência da nação não foi bem recebida pelos militares devido ao episódio que ficou conhecido como “cartas falsas”. Em 9 de outubro de 1921, o jornal Correio da Manhã publicou cartas com críticas ao ex-presidente da República marechal Hermes e ao Exército brasileiro e atribuiu-as a Artur Bernardes. Mesmo confirmada a falsidade das cartas, essa publicação desencadeou as revoltas militares de 1922 com a eleição de Artur Bernardes para a presidência da República em 1° de maio.

Dentre as revoltas de 1922, destacou-se a “Revolta dos 18 do Forte” ocorrida em 5 de julho. Dezesseis militares marcharam na praia de Copacabana após o motim no Forte, a eles se aglutinaram dois civis. As forças legalistas atacaram o grupo e apenas os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes sobreviveram. Os dissídios gerados pela eleição de Artur Bernardes não foram suficientes para impedir a posse da presidência em 15 de novembro de 1922, no decorrer do estado de sítio.

Perguntas interessantes