explique quando usar ç/c/s/ss é sc?
Soluções para a tarefa
Quando usar Ç ou S
O Ç é obrigatório nos seguintes casos: palavras derivadas de termos terminados em “to”, como é o caso de “junto”, que se torna “junção”; palavras terminadas em “tensão” e derivadas de verbos terminados em “ter”, como é o caso de “deter”, que vira “detenção”, ou “manter” e “manutenção”; palavras derivadas de termos terminados em “tor”, como em “redator” e seu resultante, “redação”; palavras derivadas de termos terminados em “tivo”, como em “introspectivo” e “introspecção” e ditongos quando houver som de “s”, como ocorre em “eleição” e “traição”.
Já a letra S deve ser usada apenas quando houver essas situações: palavras derivadas de verbos com terminação “nder” ou “ndir”, como em “pretender”, que vira “pretensão”; palavras derivadas de verbos terminados em “erter” ou “ertir”, como em “converter”, que vira “conversão”; palavras derivadas de verbos terminados em “correr” ou “pelir”, como em “discorrer”, que vira “discurso”; conjugação dos verbos “por”, “querer” e “usar”, como em “usou” ou “quis”; palavras terminadas em “ase”, “ese”, “ise” ou “ose”, como em “tese” e palavras terminadas em “oso” ou “osa”, como “gostoso”.
As diferenças entre sequências de SS e SC
Há ainda aquela sequência de letras que formam o SS e o SC. Para quem não está habituado, suas regras de utilização podem ser difíceis. Dessa maneira, a produção de um bom texto se torna trabalhosa. Porém, não há com o que se preocupar. Basta lembrar-se de regras simples para que você nunca mais se confunda.
Saber sobre o uso do SS requer um olhar na derivação da palavra que está sendo analisada. Assim, se o verbo que dá origem ao termo terminar em “dir”, “tir”, “mir”, “ter” e “der”, usamos o SS. Alguns exemplos são as palavras “agredir” e “agressão”, e “conceder” e “concessão”. Há muitos termos que se utilizam dessa sequência, mas lembrando da regra das terminações, não existe erro. Algumas palavras que geram muita confusão em quem escreve são termos como “progressão” e “excesso”, sempre escritos com SS.
Já saber sobre o uso do SC pode parecer uma tarefa complicada, como era entender a grafia do SS antes de conhecer as regras. Porém, também não há motivos para sentir esse desconforto. Essa sequência é utilizada no meio de alguns termos, por evolução da palavra ou para marcar seu caráter erudito. Aqui, não há uma boa alternativa a não ser decorar os principais usos. Também podemos excluir a possibilidade do uso do SS, o que nos faz cair nesse caso. Alguns exemplos comuns da grafia SC podem ser encontrados em “nascença”, “acréscimo” ou “consciência”.