Geografia, perguntado por eduarddadelai, 1 ano atrás

explique quando, de que forma, e por que surgiu a divisão entre sunitas e xiitas? qual foi a consequência desse episódio para o mundo?

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
3
  Xiitas e Sunitas são seitas Islamistas e que influenciam fortemente na paz mundial, para entender como ocorreu este divisão podemos voltar muito no tempo:

 No século 7, Maomé torna-se profeta e seus seguidores passam a seguir um único deus, Alá, depois de várias perseguições, mudanças de cidade etc, morre Maomé sem deixar muitas explicações sobre quem o sucederia.
 Surge então um grupo minoritário que acreditava que a sucessão deveria ficar em família, sendo assim, o principal para o cargo seria seu genro. Este grupo ficou conhecido como Xiitas.

O segundo grupo e que possuía uma maior quantidade de pessoas, acreditavam que qualquer um poderia concorrer ao cargo, logo não foi o genro de Maomé que assumiu, e quando ele finalmente pode assumir depois da morte do candidato dos sunitas ter morrido, as diferenças entre sunitas e xiitas era tão grande que ele não conseguiu impor ordem.

 Com  o passar do tempo essas diferenças tornaram-se também de teor teológico:
   Os sunitas acreditam que o Corão (livro sagrado do islamismo) é a palavra eterna de deus e coexiste com ele antes da criação, por isso acreditam que a palavra é imutável e vale pra qualquer tempo e lugar.
    Os xiitas acreditam que o Corão foi criado no tempo e passou a existir quando deus se revelou à humanidade, assim os xiitas acreditam que precisam ser guiados para interpretar o livro, porque o seu contexto depende da época e do lugar.
 
Entre tantas outras diferenças a guerra entre sunitas e xiitas tornou-se um problema para a paz mundial, já que estes não agregam apenas briga religiosa mas também geopolíticas, os governos participam desta disputa entre sunitas e xiitas em busca de um território maior. Existem 2 polos de influência destas disputas a Arábia Saudita (Sunitas) e Irã (xiitas). A Al Qaeda  tão temida, vem da Arábia saudita que enxerga o Irã como principal ameaça.


eduarddadelai: muito obrigada
Respondido por BrunoAMS
3
O problema se iniciou, no século 7, quando Maomé morreu e não deixou sucessor. Nesta ocasião surgiram dois grupos. Um deles, o menor, defendia a preservação da honra da linhagem profética à família de Maomé, indicando como sucessor o então genro do profeta Ali ibn Abi Talib. O outro em contrapartida defendia que qualquer cidadão poderia suceder Maomé, contanto que fosse aceito por um consenso da comunidade.

O grupo menor ficou conhecido como Xiitas e o grupo maior como Sunitas. Sobre a pressão de eleger um novo líder, um círculo íntimo de seguidores elegeu um antigo amigo de Maomé, 
Abu Bakr. Os sunitas gostaram da escolha, mas os xiitas não ficaram satisfeitos com a decisão.

Esta rixa durou séculos e foi adquirindo diferenças 
teológicas,  ressentimentos e atualmente tem como consequência um conflito geopolítico, onde a divisão entre os muçulmanos virou uma ameaça a paz mundial



eduarddadelai: muito obrigada
Perguntas interessantes