explique qual é o patrimônio histórico e artístico da cidade de Congonhas
Soluções para a tarefa
Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (iniciado em 1757)
A iniciativa da construção do templo se deve ao minerador Feliciano Mendes, que acompanhava a bandeira de Bartolomeu Bueno quando caiu em uma grave enfermidade. Desesperado, o minerador fez uma promessa a Bom Jesus de Matosinhos, jurando trabalhar exclusivamente a seu serviço caso melhorasse. Ficando curado, Feliciano Mendes teria passado a colher esmolas para a construção do templo, que não chegou a ver completado.
A história repetida de geração em geração sobre a devoção de Feliciano Mendes não é, porém, o aspecto mais célebre do Santuário. O que fez a UNESCO declarar o Santuário como Patrimônio Cultural da Humanidade é a participação em sua construção, ao longo de todo o século XVIII (só foi completada no final do século XIX), de alguns dos mais brilhantes artistas da época: João Nepomuceno Correia e Castro (pintor), Jerônimo Félix (entalhador), Francisco de Lima Cerqueira (construtor), Manuel da Costa Ataíde (pintor), João de Carvalhais (dourador), Antônio Roiz Falcato, Antônio G. Rosa (construtores), Bernardo Pires (pintou o teto do altar-mor), além de Aleijadinho. As imagens de autoria deste, no Santuário, são consideradas como sua realização máxima.
Passos da Paixão
Em frente ao Santuário estão os Passos da Paixão de Cristo, distribuídos em seis capelas, que abrigam as 66 peças esculpidas em cedro por Aleijadinho e sua equipe e pintadas por Manoel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro. Datam entre 1796 a 1799.
1º Passo – Ceia
2º Passo – Horto
3º Passo – Prisão
4º Passo – Flagelação e Coroação de Espinhos
5º Passo – Subida ao Calvário ou Cruz-às-Costas
6º Passo – Crucificação
Profetas
Depois da conclusão das obras dos Passos da Paixão, Aleijadinho e seus auxiliares iniciaram a execução dos 12 Profetas para o adro da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. De 1800 a 1805, Aleijadinho, mesmo muito doente, deixou aqui, nas imagens esculpidas em pedra-sabão, a marca de sua genialidade.
Os profetas são de tamanho natural. Estão vestidos à moda oriental e carregam uma cartela com inscrição latina, segundo a profecia de cada um. São eles: Jeremias, Isaías, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Naum e Habacuc.
Salão dos Ex-votos
No Pátio da Basílica está o Salão dos Ex-votos. De várias épocas, contam através de pinturas, retratos, ceras modeladas (na forma de braços, mãos, cabeças) e cartas, que registram os milagres obtidos por intermédio do Bom Jesus de Matosinhos.
O ex-voto é uma forma popular de agradecimento por uma graça alcançada. É um testemunho de fé religiosa. A Coleção dos 89 Ex-votos de Congonhas é de grande interesse artístico e foi tombada em 29/01/81, pelo IPHAN. Algumas dessas peças são do século XVIII.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário (século XVII)
A mais antiga de Congonhas. Sua construção foi “realizada” pelos negros, no início da formação do povoado. Acredita-se que a obra foi realizada em 1697.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (1734)
Na igreja encontram-se várias fases do Barroco. A construção é da primeira metade do século XVIII. Apresenta o estilo jesuítico na sua fachada. Vários artistas trabalharam nela, destacando-se Antônio Francisco Lisboa. A portada em pedra-sabão, obra de Aleijadinho, representa a Arca de Noé e a Pomba Imaculada, figuras bíblicas de Maria Imaculada, pairando sobre o dilúvio do pecado. Foi tombada em 21 de julho de 1950 pelo IPHAN.
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (1746)
Localizada no distrito de Alto Maranhão, pouco se conhece a respeito da construção dessa capela. Sua análise construtiva formal permite incluí-la a partir da segunda metade do século XVIII, conforme informações do IEPHA-MG.
Igreja de Nossa Senhora da Soledade (séc. XVIII)
Essa referência de tempo para a igreja do distrito de Lobo Leite não pode ser considerada exata, já que faltam documentos que a comprovem. A avaliação de sua idade se baseia no aspecto externo e nos elementos de seu interior.
Igreja Matriz de São José (Finalizada no início do século XX)
Localizada na Ladeira Histórica de Congonhas, a Igreja Matriz de São José Operário foi iniciada em 1817; entretanto suas obras foram terminadas somente no início do século XX. Com talha neoclássica, possui três altares primitivos e pinturas simples no teto da nave principal. Suas torres arredondadas (estilo da Igreja São Francisco de Assis, de Ouro Preto) difere das demais igrejas de Congonhas.
Beco dos Canudos
Formado por casas de propriedade da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus, preserva a arquitetura característica do período colonial. Estas edificações abrigam lojas de “souvenir”. O artesanato comercializado é bastante diversificado. São vendidos artigos feitos em gesso, pedra-sabão, madeira, cerâmica, tapeçaria, cestos, estanhos, pedras semi preciosas e outros.
Estação Ferroviária
A Estação da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil é uma edificação representativa da arquitetura eclética do início do século XX.