Explique qual é a crítica que a escola de Frankfurt faz a razão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Escola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt (Institut für Sozialforschung). O instituto era associado à Universidade de Frankfurt, na Alemanha.
A Escola de Frankfurt foi um movimento filosófico social e político. Nele, pode-se ver uma das mais famosas tradições do marxismo. A Escola de Frankfurt criou o pensamento filosófico conhecido como a teoria crítica.
A teoria crítica visa a criticar e mudar a sociedade como um todo, em contraste com a teoria tradicional que visa somente a entender e explicar a sociedade, sendo emancipatória. Ela busca criar uma sociedade racional e livre, que atenda as necessidades de todos.
A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos. A razão ocidental, caracterizada pela sua elaboração dos meios para obtenção dos fins, se hipertrofia em sua função de tratamentos dos meios, e não na reflexão objetiva dos fins.
Na medida em que razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração, sendo sustentada pela ideologia cientificista, que, através da escola e dos meios de comunicação de massa, engendra uma mitologia - a Religião da Ciência - contrária ao espírito iluminista e à emancipação da Humanidade.
Explicação: