explique qual a diferença entre Atividade Física e Treinamento Físico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A atividade física é simplesmente o movimento do corpo que consome energia. Andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar à noite toda são bons exemplos de atividade física.
Para trazer benefícios à saúde, a atividade física precisa ser moderada ou vigorosa e ser realizada pelo menos durante 30 min por dia.
É uma forma importante de manter ou perder peso, pois através dela a pessoa pode queimar as calorias ingeridas numa refeição. Mas isso deve ser feito de forma equilibrada, cada um respeitando os limites de seu corpo.
Abaixo alguns tipos de atividades (que devem ser realizadas pelo menos durante trinta minutos por dia):
Atividades físicas moderadas:
Caminhar rapidamente (cerca de 5,5 km/h);
Cuidar do jardim
Dançar
Andar de bicicleta (menos de 16 km/h);
Treinar com peso (exercícios leves).
Atividades físicas vigorosas:
Corrida (mais de 8 km/h)
Andar de bicicleta (mais de 16 km/h)
Natação (nado livre)
Exercícios aeróbicos
Andar muito rápido (sete quilômetros por hora);
Levantamento de peso (esforço vigoroso);
Jogar basquete
Jogar futebol
Treinamento físico
Constitui-se pelos métodos e processos de treino, utilizados de forma sequencial em obediência aos princípios da periodização e que visam a levar o atleta ao ápice de sua forma física específica, a partir de uma base geral ótima (DANTAS, 2003). Verchoshanskij (1998) conta que o aumento constante do potencial motor e a melhoria da capacidade do indivíduo de utilizá-lo eficazmente, deve ser considerada a variável principal no processo de treinamento.
De acordo com D' Elia e D' Elia (2005) a base de qualquer treinamento físico é o estímulo. O corpo pode ser estimulado de inúmeros modos e reage de outras tantas maneiras, gerando adaptação. Com isso, ficamos mais fortes, mais ágeis ou mais rápidos.
Princípios do treinamento físico:
Princípio da individualidade biológica: Segundo Monteiro, as diferenças existentes entre as pessoas quanto à carga genética (genótipo) e às experiências adquiridas após o nascimento (fenótipo) caracterizam a individualidade biológica. O respeito à individualidade biológica é o primeiro passo para a prescrição de um programa de exercícios seguro e coerente de acordo com a condição física de cada indivíduo.
Explicação:
Bons estudos <3