Geografia, perguntado por FOXDESERT, 9 meses atrás

explique quais os maiores fluxos de migrações para o estado do Amapá

Soluções para a tarefa

Respondido por raquelsarah373
0

Resposta:

Amapá está situado na região Norte e tem como limites a Guiana Francesa e o Suriname e o estado do Pará. A capital é Macapá e as cidades mais populosas, além da capital são: Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.

O Amapá é um dos mais novos estados brasileiros e o mais preservados deles, tendo 72% dos seus 14,3 milhões de hectares destinados a Unidades de Conservação e Terras Indígenas. As dezenove Unidades de Conservação do Amapá perfazem cerca de 9,3 milhões de hectares, tornando-o o único estado da federação a destinar um percentual tão significativo de suas terras para a preservação ambiental. Os dados absolutos são de 10,5 milhões de hectares, que equivalem ao tamanho de um país como Portugal.

É um dos poucos estados que, em sua condição geográfica, permite a formação de um conjunto de ecossistemas que vão desde as formações pioneiras de mangue à floresta tropical densa, passando por campos inundáveis e cerrados. Seus principais rios são: Amazonas, Jari, Rio Oiapoque, Araguari, Calçoene e Maracá.

O Amapá tem um grande número de imigrantes vindo da Guiana Francesa (a maioria no município de Oiapoque) e vários outros oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os mineiros, goianos, paraenses, paranaenses, cearenses e maranhenses. O fluxo migratório tem aumentado nos últimos anos em razão do desenvolvimento dos setores econômicos do estado. O índice de imigração do estado foi de 0.2870 no ano de 2009, de acordo com dados do IBGE.

Foi construída sobre o Rio Oiapoque uma ponte binacional, que liga o estado do Amapá à Guiana Francesa. Localizada a 5 km da cidade de Oiapoque (600 km de Macapá), a obra teve início em 13 de julho de 2009 e terminaram no final de 2011.

Também foi construída a ponte sobre o Rio Vila Nova, que liga Macapá e Santana a Mazagão, a obra começou no mês de maio de 2009 e terminou no segundo semestre de 2010.

Perguntas interessantes