Geografia, perguntado por sarahhhhhhhmatossss, 1 ano atrás

Explique, quais medidas deveriam ser tomadas para diminuir a fome no nordeste do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por miguelferreir
1

com o objetivo de ajudar a região, o governo federal começou, em 2007, obras para realizar a transposição do rio São Francisco. O rio concentra 63% das águas da região Nordeste, segundo a Embrapa, e tem a vantagem de nunca secar, ao contrário da maioria dos fluxos de água na região. São mais de 700 quilômetros de canais que dividem o curso da água em dois eixos: o Norte, que levará as águas ao sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, e o Eixo Leste, que abastecerá territórios de Pernambuco e Paraíba. O Eixo Leste foi inaugurado em março deste ano, enquanto a previsão de conclusão de obras do Eixo Norte é até o fim do segundo semestre de 2017.

A obra gera polêmica. Levar água para regiões secas não só melhoraria a qualidade de vida das pessoas que ali moram, mas também favoreceria a economia local, possibilitando melhorias na produção de alimentos e criação de rebanho. Ao mesmo tempo, a grandiosidade da obra pode causar enormes impactos ambientais por interferir diretamente no ecossistema da região. Para a pesquisadora e hidróloga do Cemaden, Adriana Cuartas, o rio tem plenas condições de comportar a transposição e a quantidade de água extraída não é significativa. O problema, identifica, são os afluentes do Velho Chico. A seca dos últimos anos prejudicou o nível de água de toda a bacia hidrográfica.

Olhando as médias dos principais reservatórios do rio, Três Marias e Sobradinho, nota-se que os níveis estão bem abaixo da média histórica. A vazão natural de Três Marias, entre 1941 e 2015, foi de 682 metros cúbicos por segundo (m³/s). Em março deste ano, o valor ficou em torno de 257 m³/s, o que evidencia uma queda significativa em um período curto de tempo.

Em Sobradinho, a situação se repetiu: a vazão no último mês, em fevereiro de 2017, foi de 1129 m³/s, enquanto a média histórica era 2623 m³/s. “Logo no início, a transposição vai auxiliar [no abastecimento de água].Porém, atualmente, as vazões afluentes estão bem abaixo da média histórica. Parte da água liberada de Sobradinho alimenta o reservatório de Itaparica, a partir do qual será liberada a água para o eixo Leste”, exemplifica.

 

Iniciativas de quem quer diminuir os impactos da seca

Os protocolos mundiais para redução de riscos de desastre destacam a cooperação entre pessoas e nações como um caminho para a diminuição dos impactos dos extremos climáticos, entre eles a seca. Pensar em soluções, mesmo que pequenas, que possam auxiliar na construção de uma sociedade mais resiliente – capaz de responder e adaptar-se ao efeitos do clima – é de extrema relevância, ainda mais considerando o cenário de instabilidade que vivemos atualmente.

a América Latina, conta que o CEO da empresa estava em uma missão de ajuda humanitária – após o terremoto que deixou mais de 200 mil mortos – e viu muitas mulheres e crianças transportando água por longos trajetos em baldes e outros recipientes inadequados. Identificando os possíveis riscos de contaminação que aquele tipo de armazenamento poderia oferecer, ele resolveu criar uma alternativa mais segura: a packH2O.
ões de mochila, uma indicada para jovens e crianças, com capacidade de até 10 litros de água, e outra para adultos, com até 20 litros.



Respondido por Enzzotaku
2
o governo poderia investir no nordeste pois a pobreza é principalmente causada por causa do seu tipo de solo principalmente no sertão que é uma das maiores sub - regiões no nordeste. Se eu fosse um governante eu fazia projetos como usar um projeto de irrigação no nordeste para aumentar a agricultura que poderia favorecer na alimentação. alimentando tanto os seres herbívoros quanto nois onivoros.

espero ter ajudado
Perguntas interessantes