Explique quais foram os fatores decisivos para que a Segunda Guerra Mundial “virasse de lado” e
que foram fundamentais para a derrota dos Países do Eixo e a consequente vitória dos Países
Aliados.
Soluções para a tarefa
O fator decisivo foi a entrada dos EUA e da URSS na guerra. Até 1941, o Eixo vinha obtendo êxito na Europa e na Ásia através de ataques rápidos e massivos. As chamadas Blitzkrieg alemãs conseguiam dominar grandes áreas com o menor número de soldados, o que permitia que atacasse simultaneamente de diversos flancos. Já o Japão possuía armas desenvolvidas e bombardeios precisos para atacar e dominar regiões pequenas, como as Ilhas do Pacífico, enquanto avançava com o grosso da tropa por terra (na Manchúria).
No entanto, em junho de 1941, quebrando o pacto de não agressão, as forças Nazistas iniciam a maior mobilização de tropas da história e invadem a União Soviética (Operação Barbarossa). Após recuos estratégicos, a URSS contra-ataca os nazistas e equilibra as forças na região sul da URSS. No fim de 1941, temendo que o Império do Japão exercesse mais influência no pacífico que os EUA e, principalmente, após o bombardeio à base americana de Pearl Harbor, os EUA entram na guerra pelos aliados. Suas primeiras ações são para desmobilizar os Fascistas Italianos e retomar as áreas do Mediterrâneo ocupadas pelo Reich e por Mussolini.
Sendo flanqueado pela URSS ao leste e pelos aliados no oeste, a Alemanha Nazista acaba perdendo a guerra da mesma forma que o Império Alemão na Primeira Guerra. Após a queda do Reich, EUA e URSS libertam o pacífico e a Manchúria, respectivamente, e após os bombardeios atômicos, o Imperador Hirohito é forçado a declarar rendição incondicional.