Filosofia, perguntado por isabelleviana6472, 1 ano atrás

explique quais foram as contribuições dos filósofos listados a seguir john locke? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por sara1159
0
Considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.

Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos. A filosofia da mente de Locke é frequentemente citada como a origem das concepções modernas de identidade e do "Eu". [1] [2] [3] O conceito de identidade pessoal, seus conceitos e questionamentos figuraram com destaque na obra de filósofos posteriores, como David Hume, Jean-Jacques Rousseau e Kant. Locke foi o primeiro a definir o "si mesmo" através de uma continuidade de consciência. Ele postulou que a mente era uma lousa em branco. Ao contrário dos conceitos pré-existentes baseados no Cartesianismo, ele sustentou que nascemos sem idéias inatas, e que o conhecimento é, em vez determinado apenas pela experiência derivada da percepção dos sentidos[4].


Ele escreveu o Ensaio acerca do Entendimento Humano, onde desenvolve sua teoria sobre a origem e a natureza de nossos conhecimentos. Suas ideias ajudaram a derrubar o absolutismo na Inglaterra. Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões.

Dedicou-se também à filosofia política. No Primeiro tratado sobre o governo civil, critica a tradição que afirmava o direito divino dos reis, declarando que a vida política é uma invenção humana, completamente independente das questões divinas. No Segundo tratado sobre o governo civil, expõe sua teoria do Estado liberal e a propriedade privada
Respondido por BrenoSousaOliveira
1

O empirista John Locke contribuiu para o nosso saber a respeito do conhecimento humano.

Empirismo e filosofia

O empirismo era uma visão filosófica que afirmava que apenas aquilo que pudesse passar pelos nossos sentidos, seria capaz de ser considerado verdade. Pois se não há base sensorial para confiarmos naquilo, qual seria o motivo de nos levaria a assumi-lo como verdade?

John Locke como um dos pioneiros do empirismo falava sobre o conhecimento humano e como ele surgia. Ele negou a possibilidade de haver um conhecimento inato ao homem, de forma que isso contribuiu para os pensadores seguintes sobre a maneira que nosso conhecimento surgia.

Para saber mais sobre filosofia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24797725

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes