Ed. Física, perguntado por Achillaa, 10 meses atrás

Explique quais as relações existentes entre o homem e seu corpo no período colonial?

Soluções para a tarefa

Respondido por vitordias5589
1

Explicação:

Assim como passamos por uma revolução mundial nas comunicações, nas formas sociais e nas relações internacionais, também vivemos uma revolução em nossas concepções acerca do homem e seu universo. Na cultura ocidental, percebemos que o homem está cada vez mais alienado de si e de sua história. Como é que uma sociedade onde as instituições educacionais pregam uma abordagem fragmentada da vida, uma visão distorcida de mundo e de homem pode produzir um indivíduo consciente, crítico e criativo? Para iniciarmos esta discussão acredito ser necessário uma inquirição meticulosa do que se sabe acerca da natureza do homem e do significado da existência.

Considerando que o homem é uma unidade dialética e não um indivíduo fragmentado em corpo, alma, mente, e entendendo que ele interage com o mundo através deste corpo em movimento, construindo uma linguagem cheia de significados, de códigos que traduzem o seu estar no mundo, suas determinações históricas e sociais, verifica-se a importância da Educação Física como prática pedagógica, porque social. Desta forma, seu objeto de estudo e aplicação relaciona-se às potencialidades do homem em movimento (manifestações da cultura corporal) produzidas e sistematizadas historicamente.

Tendo em vista as perspectivas negativas da visão reducionista em relação ao corpo e a seus movimentos na fundamentação de uma prática pedagógica mais humanizante, procurarei, neste estudo, descartar esta visão cartesiana do homem, entendendo a Educação Física sob a ótica de uma concepção dialética do movimento, buscando-se a superação do corpo teórico existente no ocidente.

Fiz a opção por um estudo teórico, com o objetivo de abordar a educação através do corpo considerando suas significações e manifestações, não como parte do homem, mas como o próprio homem que age fundamentalmente sobre um todo. Intenciona-se especificamente destacar a relação dialética existente entre o corpo e o movimento e sua função de produtor, reprodutor e transformador da nossa história, além de auxiliar a reflexão sobre a construção de uma prática educativa que entenda a realidade enquanto totalidade complexa e contraditória, em uma sociedade que busque desenvolver e construir o movimento humano de modo expressivo, produtivo e transformador

Perguntas interessantes