Explique quais as interações entre as moléculas que podem ocorrer e como elas influenciam no ponto de fusão e ponto de ebulição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As forças intermoleculares deve ser um dos principais assuntos que todo estudante deve estudar, isto porque é um assunto que aparece frequentemente em questões de vestibulares, como o Enem.
Também chamadas de forças de Van der Walls, em homenagem a Johannes Diderik van der Waals, um químico que se dedicou anos a estudar as forças intermoleculares das moléculas.
Em seu estudo, Johannes Diderik van der Waals percebeu que a interação que ocorria entre as moléculas interferia de forma significativa no comportamento das substâncias (propriedades da substância).
As forças intermoleculares são as interações, por atração ou repulsão, que ocorrem entre as moléculas de uma substância.
Vale ressaltar que as forças intermoleculares se referem apenas as substâncias covalentes. Ou seja, não inclui as ligações metálicas ou as ligações iônicas.
Essa interação entre a moléculas pode ocorrer de três formas. Elas são classificadas em ligação dipolo-dipolo ou dipolo-permanente, ponte de hidrogênio que é dipolo-permanente, mas é um caso à parte e dipolo-induzido.
A interação dipolo-dipolo ou dipolo-permanente ocorre entre moléculas que são polares. As moléculas polares são aquelas que possuem os dois polos: negativo e positivo.
A ligação dipolo-dipolo pode acontecer entre moléculas de uma mesma substância ou entre substâncias distintas, desde que sejam substâncias que tenha os dois polos.
A força intermolecular em substâncias polares é uma interação de força intermediária e ocorre pela formação de um dipolo elétrico quando um polo positivo atrai e se liga ao negativo.
Esse processo ocorre porque os elétrons das substâncias são distribuídos de forma assimétrica, e assim uma parte da molécula passa a ter uma densidade eletrônica maior.