Filosofia, perguntado por Swth33, 8 meses atrás

EXPLIQUE POTÊNCIA E ATO NA FILOSOFIA ARISTOTÉLICA.

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Respondido por joaojurista
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Resposta:

Ato e potência na filosofia Aristotélica

O Ato – a manifestação atual do ser, aquilo que ele já é (por exemplo: a semente é, em ato, uma semente)

A Potência – as possibilidades do ser (capacidade de ser), aquilo que ainda não é mas que pode vir a ser (por exemplo: a semente é, em potencia, a árvore).

Para Aristóteles todas as coisas são formas e matéria, podendo mudar de forma e permanecer na mesma matéria. Desta forma, o movimento constitui-se em ato e potência, isto é, aquilo que as coisas são, e a potência é a possibilidade que elas podem vir a ser.

De forma mais aprofundada, de acordo com a Metafísica de Aristóteles, tudo que se move ou se modifica o faz com vistas a um fim (telos). O ato é o fim e a potência existe em vista do fim que é o ato. O ato é anterior porque é o fim a que a potência se dirige. O ato é o fim a que tendem as potências nos

exemplos dados por Aristóteles. Ele diz, por exemplo, que os animais não veem a fim de adquirirem a visão, mas têm a visão para poderem ver. Seria até absurdo pensar que algo precise ver para adquirir a visão, pois se vê é porque já possui a capacidade de ver. Do

mesmo modo, não dizemos que os homens constroem a fim de possuir a arte (techne) arquitetônica, como se possuir a arte arquitetônica fosse o fim a que se propõem; ao contrário, dizemos que possuem a arte arquitetônica a fim de construir, ou seja: possuir a

arte é o meio necessário para realizar o fim que é construir. Assim também ocorre com o teorizar ou especular: não dizemos que alguém teoriza ou especula para adquirir a capacidade de teorizar ou especular, pois se realiza essas atividades é porque já tem a capacidade de exercê-las. As únicas exceções são aqueles que estão aprendendo uma arte

(techne), como os que tocam flauta para aprender tocar, ou praticam a medicina para se tornarem médicos, mas, nesse caso, não se pode dizer que realmente possuam a arte enquanto a aprendem.

Por fim, Aristóteles diz que nenhum ser eterno pode existir potencialmente ou ter potência em si. A razão disso é que toda potência é uma potência do seu oposto. O que tem a potência de existir tem também a potência de não existir, ou seja, aquilo que tem

potência pode tanto ser quanto não ser, embora não ao mesmo tempo. O ente que, necessariamente, é não pode existir em potência, pois dizer de algo que “necessariamente é” é o mesmo que dizer que necessariamente existe e, como sabemos, aquilo que existe presentemente existe em ato. Segundo Aristóteles, as coisas que necessariamente existem

são os princípios primeiros, as esferas supra lunares e o próprio Cosmos (mundo)6 são eternos e por isso existem sempre em ato.

ESPERO TER AJUDADO

SAPERE AUDE


Swth33: Agradeço d+
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