explique porque pessoas com tipo sanguíneo O não pode ter filho de outro tipo sanguíneo? me ajude pfvr
Soluções para a tarefa
Se um casal de duas pessoas com tipo sanguíneo O decidirem ter filhos, eles não poderão ter crianças de outro tipo porque não possuem os genes necessários para produzir qualquer outro tipo que não seja o O.
Sistema ABO
O tipo sanguíneo dos seres humanos é classificado de acordo com o chamado sistema ABO, que tipifica o sangue em A, B, AB ou O de acordo com os antígenos que são apresentados pelas hemácias.
As hemácias (células do sangue) apresentam pequenas estruturas conhecidas como antígenos, sendo que cada pessoa apresenta ou não um antígeno específico de acordo o tipo sanguíneo que tem:
- Quem tem sangue A é porque tem o antígeno A.
- Quem tem sangue B é porque tem o antígeno B.
- Quem tem sangue AB é porque tem os dois antígenos A e B.
- Quem tem sangue O nascem sem nenhum antígeno.
O teste de sangue para identificar o tipo sanguíneo de uma pessoa é uma reação feita em laboratório, conhecida como teste de aglutinação, onde conseguimos identificar quem tem qual antígeno.
Genética
Entendido isso, é preciso lembrar que todas as características que nós temos têm algum fundo genético, e com o tipo sanguíneo não seria diferente. Acontece que, para determinar qual antígeno a pessoa em questão vai ter dentro do sistema ABO, existem três genes diferentes que podem aparecer:
- Gene IA para o antígeno A
- Gene IB para o antígeno B
- Gene i para nenhum dos antígenos.
Como os genes são sempre metade do pai e metade da mãe, cada ser humano vai ganhar uma combinação de dois genes desses três genes, que podem ser iguais ou diferentes entre si.
Por exemplo, uma pessoa poderia receber os genes IA-IA, enquanto outra poderia nascer com i-IB.
Dominância e Recessividade
Entendido que será sempre um par de genes, é importante entender também que existem genes que são dominantes e genes que são recessivos: Ou seja, alguns genes "mandam" (dominantes) e outros "obedecem" (recessivos).
Neste caso, os genes IA e IB são dominantes, então sempre que eles estiverem presentes o antígeno correspondente vai aparecer.
Se eles estiver juntos, como no caso de uma pessoa IA-IB, os dois são dominantes e os dois vão aparecer e a pessoa vai ter os antígenos A e B - portanto sangue AB.
O gene i, por outro lado, é recessivo: ele só vai se manifestar se não houver nenhum gene dominante capaz de silenciar ele; só vai se manifestar se estiver em dupla com outro gene recessivo.
Uma pessoa com genes IA-i teria sangue A, porque o gene IA é dominante e silencia o i. Uma pessoa com genes i-i seria sangue O, porque não tem ninguém para silenciar o gene i e por isso ele consegue se manifestar.
Por que o casal O não pode ter filhos de outros tipos?
O casal de sangue O não pode ter filhos de outros tipos porque, se ambos pai e mãe são O, significa que ambos tem os mesmos genes i-i e como o tipo sanguíneo é metade do pai e metade da mãe, a criança só teria como herdar i do pai e i da mãe, obrigatoriamente nascendo como i-i também.
A única forma de uma pessoa com sangue O ter um filho com sangue diferente seria se ela casasse com uma pessoa com um tipo sanguíneo diferente do dela, para então existir a possibilidade de a criança receber o gene dominante.
Para mais informações, contemple:
https://brainly.com.br/tarefa/33528891
https://brainly.com.br/tarefa/30701069
Bons estudos!
Os tipo sanguíneo apresentam os seguintes genes:
tipo A: IAIA ou IAi
Tipo B: IBIB ou IBi
Tipo AB: IAIB
Tipo O: ii
No cruzamento, vc recebe um gene do seu pai e um da sua mãe, no caso se seu pai e sua mãe forem do tipo O só poderão doar o alelo do tipo i.
Isso quer dizer que eles só poderão ter filhos do tipo O
Demostração:
ii x ii
ii, ii, ii, ii,
resultado: 100% gene ii, tipo O