explique porque o circo é comparado a uma comunidade cigana
por favor me ajudeeeeeem
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta é meio grande
De forma ambígua, embora estivessem individualmente estigmatizados negativamente enquanto artistas, os ciganos eram muitíssimo apreciados. Curioso é que os mesmos que os aplaudiam enquanto artistas rechaçavam-os enquanto indivíduos.
No final do século XIX, ciganos chegados da Europa Central e dos Balcãs trouxeram para o Brasil URSOS e ANIMAIS EXÓTICOS (inexistentes na fauna brasileira) capazes de atraírem multidões de curiosos. Eram ciganos do subgrupo dos URSARI, especializados no adestramento de ursos. No interior de Minas Gerais tornaram-se famosos os chamados “URSOS DE CIGANOS”, que dançavam canhestramente ao som do pandeiro e do canto monótono do boêmio, que o segurava por uma corrente presa à argola do focinho.Várias FAMÍLIAS ciganas foram proprietárias de circos, ou trabalhavam em circos que circulavam no Brasil e em outros países sul-americanos. Entre as famílias circenses ciganas européias chegadas a partir de meados do século XIX, estavam às famílias Wassilnovitch, Stancowich, Stevanowich (Kalderash de origem húngara) e Robatini (vinda em parte da Itália e da Romênia).Os maiores circos pertencentes a FAMÍLIAS CIGANAS no Brasil são: Orlando Orfei (Sinti); Norte Americano (família Stevanovitch); Nova York (João Augusto Micalovitch), México (Ronaldo Evans – Kalderash americano).A numerosa família Wassilnovitch chegou ao Brasil através do porto de Salvador, acompanhada da família François. Isto ocorreu em 1880. Como era comum entre os imigrantes, os Wassilnovitch logo trocaram seu exótico sobrenome por um tipicamente português: SILVA. Apesar de já trabalharem em circos na Europa, quando chegaram, durante muito tempo, suas apresentações foram feitas em praças públicas, como "saltimbancos".
O “Capitão” Zurka Sbano (já falecido), cigano Kalderash nascido em 1923, que residia em São Paulo, contava que sua família tornou-se circense em fins do século XIX. Seu avô lhe relataria muito tempo depois, que:“Ia do Rio a São Paulo, mascateando, vendendo e parando nas fazendas e trabalhando, fazendo os tachos e alambiques, e ia embora. Depois nós entramos no circo... Continuamos o serviço em chapas e viramos artistas.”
Vários ciganos BRASILEIROS que se tornaram FAMOSOS como artistas começaram em circos. Alguns assumem publicamente a sua identidade ou descendência cigana, como o músico Wagner Tiso, o “trapalhão” Dedé Santana e a atriz Ana Rosa.
Explicação:
espero ter te ajudado (: