•Explique porque Heráclito era conhecido como o filósofo do movimento?
•Explique as questões centrais dos filósofos pré socrático
POR FAVOR ❤️
Soluções para a tarefa
Explicação:
Heráclito, o cosmos é um fogo que acende e apaga conforme o movimento. Assim, este é um filósofo que pensou o mundo em constante mudança e, ao mesmo tempo, como uma unidade formada de opostos.
Segundo Heráclito, a realidade é um movimento: “Tudo flui, nada permanece”. Logo, o autor compara o mundo com um rio – pois não é possível entrar duas vezes no mesmo rio, já que a água que corre agora sempre será diferente daquela que passou.
Portanto, mesmo os elementos que parecem estáticos – como as montanhas, o céu, o sol, ou a humanidade – estão em constante mudança, sem percebermos. Atualmente, essa teoria de Heráclito é valorizada porque as descobertas científicas afirmam a mesma ideia: o mundo é feito de átomos e de um constante movimento deles.
Os filósofos pré-socráticos nutriam esse mesmo objetivo: encontrar o princípio gerador ou a matéria primordial de todo o Universo. Por isso, as suas ideias são bem parecidas. Os estudiosos sempre se esbarram nas dificuldades que o tempo e o modo de escrita dos pré-socráticos colocaram. Não há como fazer um estudo aprofundado de um filósofo pré-socrático, pois as obras são escassas e fragmentadas. .