explique porque bf3 pode funcionar como acido de lewis mas nunca como acido de bronsted
Soluções para a tarefa
Olá, Mdias111.
Segundo a teoria ácido-base de Brønsted-Lowry um ácido é uma molécula capaz de doar prótons, enquanto uma base é uma molécula capaz de aceitar prótons.
No modelo proposto por Lewis, um ácido é uma molécula capaz de aceitar um par de elétrons, e uma base é uma molécula capaz de doar um par de elétrons.
O BF₃ não possui hidrogênios ionizáveis em sua estrutura, por isso não pode ser empregado como ácido de Brønsted. Entretanto, é uma molécula deficiente em elétrons (o átomo de Boro não tem um octeto de elétrons) e apresenta um orbital p vazio, que pode aceitar elétrons de uma base de Lewis (como o NH₃, em que o átomo de nitrogênio possui um par de elétrons não ligantes que podem der doados).
Espero ter ajudado.
Olá!
Vamos lá , as teorias citadas possuem abordagens diferentes sobre o que seria uma espécie ácida.
A teoria de Lewis define como ácido espécies capazes de receber elétrons , o que ocorre com o BF3 uma vez que o átomo de Boro dessa estrutura está propício a receber elétrons .
Em contrapartida , a teoria ácido-base de Bronsted-Lowry define como ácido toda espécie química doadora de prótons H+ , nesse caso o BF3 não possui prótons H+ e por isso não pode ser considerado um ácido de Bronsted.
Espero ter ajudado!