Explique por que Sócrates foi condenado à morte. E foi obrigado a tomar um veneno
chamado?
Soluções para a tarefa
Explicação:
As acusações que lhes foram impostas encobriam profundos ressentimentos dos poderosos da época. Ânito, por exemplo, o mais importante dos acusadores, desejava vingar-se do filósofo, pois este o havia recriminado publicamente por não querer a educação do filho.
As acusações foram apresentadas a um tribunal constituído por 501 cidadãos atenienses e Sócrates foi considerado culpado. Seguindo a lei da época, o réu pôde sugerir uma pena alternativa, no entanto, ao invés de escolher o exílio, preferiu propor o pagamento de uma multa irrisória. Esta atitude irritou o tribunal que determinou sua morte. Ao que parece, a execução foi uma opção do próprio filósofo, visto que evitá-la através de concessões pareceria reconhecer a sua culpa.
Após ficar preso por 30 dias, Sócrates ingeriu o veneno, a cicuta, falecendo aos 71 anos de idade.
Circuta é um género de plantas apiáceas que compreende quatro espécies muito venenosas, nativas das regiões temperadas do Hemisfério Norte. A principal causa de sua toxicidade é a presença da substância cicutoxina. Além do seu uso para a ponta de flechas, este veneno ficou conhecido como veneno de Sócrates.