Explique por que se tornou contraditória a manutenção do Estado Novo após o fim da Segunda Guerra Mundial
Soluções para a tarefa
Apesar das afinidades de Vargas com os regimes totalitários do Eixo, o Brasil escolheu lutar com os Aliados na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Dessa forma, com o fim do conflito, a ditadura varguista se tornou um entrave para o desenvolvimento econômico brasileiro.
Os países que haviam lutado contra o fascismo e o nazismo não aceitariam as intervenções econômicas do ditador brasileiro, causando uma pressão internacional no país.
Internamente, o Estado Novo estava em decadência devido ao questionamento da centralização do poder em Vargas.
Estado Novo
Regime totalitário de Vargas entre 1937 e 1945. O político gaúcho se tornou presidente no golpe de 1930, se manteve no poder após a Constituição de 1934 e não convocou eleições em 1937, como deveria.
O governo criou o Plano Cohen em 1937, a falsa narrativa de uma ameaça comunista ao país. Assim, conseguiu a aprovação popular para quebrar as leis eleitorais.
Em 1937 aprovou a Constituição totalitária do Estado Novo, conhecida como polaca. Centralizou o poder na sua figura e passou a governar através de decretos-lei.
Em 1945, a insatisfação internacional e nacional era grande. Vargas convocou eleições e perdeu. Foi o político que mais se manteve no poder ininterruptamente.
Sobre o Estado Novo, confira: https://brainly.com.br/tarefa/6501984
#SPJ2