Explique por que políticos queriam impedir a posse de João Gulart.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A recusa dos militares em permitir a posse do vice-presidente João Goulart e terminou com o golpe de Estado realizado pelas Forças Armadas em 1º de Abril de 1964.
Houve ainda no período uma polarização interna à população brasileira. De um lado ocorreu um intenso processo de mobilização popular por mudanças na estrutura social e econômica brasileira. De outro, houve uma reorganização das classes sociais conservadoras, organizada principalmente pela UDN, através da manutenção de seu posicionamento enquanto classe dominante, evitando com isso cedências que resultariam em distribuição de renda e terra, além de melhorias nas condições de vida e trabalho da população trabalhadora.
O motivo apontado pelos militares para que Jango não tomasse posse foi o fato de ele ser ligado ao sindicalismo e às forças políticas de esquerda, o que segundo os militares abriria o caminho para a implantação do comunismo no Brasil. Os setores das Forças Armadas defendiam a permanência do presidente interino, Ranieri Mazzili, como presidente do país até a realização de novas eleições.