Explique por que para Santo Agostinho o mal não ameaça a existência de Deus. E o Livre Arbítrio dá possibilidade do ser humano se afastar ou se aproximar de Deus:
Soluções para a tarefa
Explicação:
Por Que Pra ele deus era a origem do bem e do mal
Base:
O jovem Agostinho ocupava-se principalmente com aquilo aque costumamos chamar “o problema do mal”. Por este problema, devemos entender a questão da origem do mal.
Durante algum tempo, ele foi influenciado pela filosofia estoica, e os estoicos negavam uma separação clara entre o bem e o mal. Mas acima de tudo, Santo Agostinho foi influenciado por outra corrente filosófica importante da Antiguidade tardia – o neoplatonismo, que defendia que tudo o que existia era de natureza divina.
Qual a origem do mal? Deus é a origem do mal?
Agostinho foi capaz de responder a um aspecto do problema do mal facilmente. Ele defendia que, embora tenha criado tudo o que existe, Deus não criou o mal porque o mal não é algo, mas a falta ou a deficiência de algo.
Por exemplo, o mal padecido por um homem cego é a ausência de visão; o mal em um ladrão é a falta de honestidade. Agostinho tomou emprestado esse modo de pensar de Platão e seus seguidores.