Explique por que para Aristóteles, "o homem é naturalmente, um animal
político".
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aristóteles (384-322 a.C), assim como seu mestre Platão viveu na Grécia Antiga. Aristóteles desenvolveu uma teoria política, não se atendo tanto a forma de ideal que a Polis deveria ter, mas sim em que consiste “fazer política”, e também discutiu quem seriam os verdadeiros políticos de seu tempo.
Mas, afinal o que é a política? Quem são os verdadeiros políticos para Aristóteles? Vamos entender um pouco? – É muito comum associarmos a política ao poder, porém, nem sempre foi assim…
Explicação:
ara começar, o discípulo de Platão afirma que somos seres políticos por natureza!
Você deve estar se perguntando: “mas, o que isso significa?”
Antes de mais nada: você sabe qual o significado de Polis? E de política? E político?
Em grego a palavra polis significa cidade, assim como seu plural poleis, significa cidades. A palavra polis está presente no nome de algumas cidades como Florianópolis – que significa “Cidade de Floriano”, e “Anitápolis – “Cidade de Anita”, ambas no Estado de Santa Catarina.
Mas, na prática, o que é polis? Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (do grego “politikos”), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais ( crianças, mulheres, metecos e os escravos não eram considerados cidadãos – nem tudo era perfeito).
Já a palavra política tem origem no grego “ta politika”, que por sua vez, deriva da palavra grega “polis”. Tal palavra (politika) era usada para se referir aos assuntos relacionados a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade. Compreendeu por que o homem é um animal político?
Para não restar dúvidas!
Polis= Cidade
Política= ações referentes à vida em sociedade
Políticos= TODOS OS CIDADÃOS( no século XXI)
Então, somos todos Animais Políticos!
Quando Aristóteles afirma que ”o homem é um ser político por natureza”, ele quer dizer que por natureza temos necessidade de viver em sociedade e que precisamos desse convívio. E, por reconhecer essa necessidade, cada cidadão deve se responsabilizar pela Polis.
Em sua obra “Política”, Aristóteles afirma que: “A polis faz parte das coisas naturais e que o homem é por natureza um animal político.