História, perguntado por ce18062006, 7 meses atrás

Explique por que para alguns historiadores a Proclamação da República não mudou muita coisa em termos de direitos políticos para maioria da população brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por janainaferreira19
4

Resposta:

Em 1891, aconteceu a primeira eleição indireta para presidente. Devido à instabilidade política enfrentada pelo país, Deodoro da Fonseca venceu no Congresso a disputa contra o candidato civil Prudente de Moraes. O governo constitucional foi uma fase da República da Espada, onde os militares Deodoro da Fonseca e o seu vice Marechal Floriano Peixoto permaneciam no poder, mesmo após a publicação da nova Constituição, responsável por criar as eleições para presidente.

Ao todo, o mandato constitucional do presidente durou nove meses. Nesse período, é possível citar as instabilidades causadas pela Lei de responsabilidade fiscal proposta pelo Congresso. A Lei colocou em risco a continuidade do governo, que enfrentava outras crises econômicas no momento. Diante dessa situação, Marechal Deodoro promoveu o fechamento do Congresso no dia 3 de novembro. Além de estabelecer o estado de Sítio e a prisão de políticos opositores.

No entanto, para a maioria dos historiadores a Proclamação da República não mudou muita coisa em relação a participação da sociedade nas decisões políticas. Eles acreditam que esse acontecimento apenas abriu caminho para uma política que privilegiaria homens enriquecidos, principalmente os agricultores, representantes de oligarquias cafeicultoras. Mais tarde, esse momento, que ajudaria as classes enriquecidas a ganharem mais autonomia no cenário político do país, representaria uma nova fase para o Brasil: a República Oligárquica.


ce18062006: Muy obrigado
janainaferreira19: de nada
Perguntas interessantes