História, perguntado por carlosgege998gmail, 7 meses atrás

Explique por que os Estados Unidos recebe-
ram tantos imigrantes na segunda metade
do século XIX.​

Soluções para a tarefa

Respondido por conceicaorogerio13
20

Resposta:

O impacto econômico, social e político da imigração sempre foi motivo de controvérsia, com estudos mostrando diversos efeitos na mobilidade social, crime, padrão de votos em eleições e desemprego no território dos Estados Unidos.

Explicação:

Espero ter ajudado e não se esqueça de avaliar por favor!

Respondido por eduardavale456
5

1-Explique por que os Estados Unidos receberam tantos imigrantes na segunda metade  do século XIX

Os imigrantes, em sua maioria europeus e asiáticos, foram  atraídos pelo desenvolvimento econômico dos Estados Unidos e pela política do governo estadunidense de concessão  de terras para a ocupação do oeste.

2-Explique por que podemos afirmar que os Estados Unidos optaram por um “imperialismo  informal” durante o século XIX e o início do  século XX.

Diferentemente da prática  imperialista das nações europeias em regiões da África e da  Ásia, que impunham uma administração da metrópole em seus domínios coloniais, os Estados Unidos optaram por não  construir um império colonial,  administrado diretamente por  autoridades da metrópole.  

3-Utilize seus conhecimentos sobre o processo  que levou à construção do canal do Panamá para explicar a política do Big Stick.

A criação da república do  Panamá é um dos exemplos da  política do Big Stick aplicada na América Latina. O governo de  Theodore Roosevelt defendeu  com todas as forças a construção do canal do Panamá em nome dos interesses militares e  econômicos dos Estados Unidos. O presidente chegou a declarar, em 10 de outubro de 1903,  que “ficaria encantado de ver o Panamá converter-se em um Estado independente”. Assim, os Estados Unidos apoiaram militarmente a separação do Panamá da Colômbia, assegurando a  construção e o controle do canal do Panamá até 1999.

4-Leia o depoimento do general estadunidense Smedley D. Butler e responda às questões  propostas.

 “Passei 33 anos e 4 meses no serviço ativo, como membro da mais ágil força militar  do meu país – o Corpo de Fuzileiros Navais.  [...] E, durante tal período, passei a maior  parte do meu tempo como guarda-costas de alta classe, para os homens de negócios, para Wall Street e para os banqueiros. Em resumo, fui um quadrilheiro para o capitalismo. [...]

 Foi assim que ajudei a transformar o México, especialmente Tampico, em lugar seguro para os interesses petrolíferos americanos, em 1914. Ajudei a fazer de Cuba e Haiti lugares decentes para que os rapazes do National City Bank pudessem recolher os lucros [...].  Ajudei a purificar a Nicarágua para os interesses de uma casa bancária internacional  dos Irmãos Brown, em 1909-1912. Trouxe a  luz à República Dominicana para os interesses açucareiros norte-americanos em 1916. Ajudei a fazer de Honduras um lugar ‘adequado’ às companhias frutíferas americanas,  em 1903. [...]

a) Por que o autor do texto se define como um  “quadrilheiro para o capitalismo”?

No seu depoimento, o  autor revela que participou de  uma série de intervenções armadas em países da América  Latina para garantir o lucro de  empresas e bancos estadunidenses, motivo pelo qual ele se autodenomina “quadrilheiro  do capitalismo”.

b) Com base no texto e nas informações do  Capítulo, justifique por que a experiência relatada pelo general estadunidense está  associada à política do Big Stick.

De acordo a política do Big  Stick, os governos latino-americanos não apenas deveriam  cumprir suas obrigações financeiras, mas também adotar uma  política de proteção aos interesses econômicos das empresas estadunidenses. Se não o fizessem, poderiam sofrer intervenções armadas. O depoimento do  general traz inúmeros exemplos  dessas intervenções para assegurar os lucros das empresas e dos bancos estadunidenses.

5-Sob orientação do professor, reúnam-se em  grupos. Observem a charge a seguir e façam  as atividades propostas.

a) O que o homem vestido de rei está representando? Por que ele usa roupas de rei?

O homem vestido de rei está representando as monarquias europeias  e mais especificamente a monarquia inglesa, antiga metrópole das colônias inglesas da América. Ele usa roupas de rei como referência ao Antigo Regime,  que representaria o “Velho Mundo” frente ao “Novo Mundo” constituído na  América e principalmente pela nova correlação de forças imposta pelo poderio dos Estados Unidos na contemporaneidade.

b)Quem é o homem de chapéu e óculos dentro do navio? Há uma imagem neste Capítulo que pode auxiliar nessa identificação.

O personagem faz referência ao presidente Roosevelt.

c) A Doutrina Monroe, em sua origem, podia  ser considerada uma estratégia de defesa  dos estadunidenses contra a ameaça de recolonização do continente americano.  Porém, essa doutrina passou a ser usada  “para outros fins”. Como ela passou a ser  usada? Que elementos da charge nos mostram isso?

A Doutrina Monroe foi se tornando aos poucos uma justificativa para o intervencionismo e o imperialismo estadunidense em relação aos outros países da América, garantindo assim os seus interesses econômicos e políticos no  continente.

Perguntas interessantes