Explique por que os alemães apoiaram o surgimento do nazismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Tratado de Versalhes
o acordo de paz que encerrou oficialmente a 1ª guerra mundial (1914-1918) forçou a alemanha a assumir todos os custos do conflito. ao assiná-lo, em 1919, o país perdeu 13% de seu território, 75% de suas reservas de ferro e 26% das de carvão, além de todas as colônias. os alemães não esperavam um acordo tão rigoroso e se sentiram humilhados:
2. Sentimento nacional
desde o século 19, sucessivos líderes alemães haviam insuflado um ardente nacionalismo entre o povo. o primeiro deles foi o chanceler prussiano otto von bismarck, que inventou a identidade germânica, unificou a alemanha e fundou o 2º reich
3. Aversão à democracia
o povo alemão nunca engoliu a república de weimar (1919-1933), regime democrático que substituiu o império após a 1ª guerra. logo de cara, seus representantes foram responsabilizados pelas condições humilhantes impostas à alemanha no tratado de versalhes. o partido social-democrata tentou sustentar a democracia, mas não tinha apoio. “todas as outras forças políticas eram favoráveis a um estado autoritário”, diz steinert.
4. Política econômica
as reparações impostas pelo tratado de versalhes e a grande depressão criaram um cenário explosivo na alemanha. o índice de desemprego chegava a quase 30%. hitler viu nessa situação uma oportunidade. assim que chegou ao poder, em 1933, adotou uma política de incentivo à indústria baseada na produção de bens de consumo e na melhoria do padrão de vida das classes mais baixas.
5. Carisma de Hitler
o nazismo nunca teria chegado tão longe sem a liderança carismática de hitler, um sujeito que hipnotizava multidões em seus comícios e tinha um poder de convencimento difícil de ser igualado. “no palanque, ele encarnava o mito do ‘corpo’ da alemanha, cujo sistema circulatório era a massa que o aplaudia com devoção”, filosofa o cineasta sueco peter cohen no documentário arquitetura da destruição.
6. Terror
o medo dos órgãos de repressão ajuda a compreender o silêncio da sociedade alemã diante das atrocidades cometidas pelo regime nazista. mas o clima de terror nem sempre foi generalizado. no início, a maioria dos cidadãos não se sentia ameaçada e até colaborava com a perseguição a judeus e comunistas. “a gestapo não seria tão eficiente sem a ajuda de cidadãos comuns”, diz o historiador eric a. johnson, autor de nazi terror (“terror nazista”, sem tradução para o português). “entre 1933 e 1939, 41% dos processos contra judeus na cidade de krefeld foram iniciados por denúncias de civis.
7. Racismo
hitler se valeu de um antissemitismo arraigado havia séculos na europa. a cristandade medieval tinha alentado o mito de que judeus eram aliados do diabo, não tinham pátria e queriam dominar do mundo. mas essa discriminação foi adaptada aos propósitos do führer durante a vigência do regime nazista: deixou de ter base religiosa para assumir um caráter racial. assim, a natureza “degradante” dos judeus passava a ser entendida como imutável, não adiantava tentar convertê-los.
Explicação: