Química, perguntado por brunagugel5pb175v, 8 meses atrás

Explique por que o modelo de Thomson ficou conhecido como "pudim de passas". Qual foi o "avanço" que este modelo teve em comparação ao modelo de Dalton?

Soluções para a tarefa

Respondido por FerreiraReis
7

Resposta:

O modelo atômico de Thomson ficou conhecido como pudim de passas, pois o átomo era caracterizado como uma esfera de carga positiva não maciça e com elétrons (carga negativa) espalhados por toda parte de modo que sua carga elétrica total é nula.

Explicação:

Qual foi o avanço? Com a versão de Dalton a matéria seria formada por pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis, denominadas átomos. Todos os átomos seriam assim, diferenciando-se somente pela massa, tamanho e propriedades para formar elementos químicos diferentes.

Descobre o elétron dentro do átomo, colocando duas placas com cargas elétricas, uma positiva e uma negativa. Dessa maneira, se o átomo não possuísse nenhuma carga, não seria atraído por nenhuma delas.

Com a versão de Thomson; A teoria de que o átomo era indivisível, agora cai por terra. Já que Thomson diz que ele é composto por uma massa positiva, na qual estão incrustados os elétrons, que são negativos.

Por que eles não saem dessa massa? Porque a carga negativa é atraída pela positiva, por isso eles não se separam.

O átomo continua, no modelo atômico de Thomson, sendo esférico, maciço (massa positiva e partículas negativas), e ficou conhecido como “pudim de passas”.

Anexos:
Respondido por lauraaxda
0

O modelo de Thomson ficou conhecido como pudim de passas porque para ele a estrutura do átomo era composta por uma massa com cargas elétricas negativas incrustadas. O avanço desse modelo em relação ao modelo de Dalton foi admitir a existência de cargas positivas e negativas no átomo.

O modelo atômico de Thompson

O modelo atômico de Dalton descrevia o átomo como uma partícula sólida, indivisível e maciça. O átomo participaria como um todo das reações químicas, e o modelo não descrevia a existência de "subpartículas" de natureza elétrica negativa ou positiva. Thomson, porém, afirmou que algo no átomo seria menor que ele mesmo, e que essas "subpartículas" teriam natureza elétrica negativa, e estariam espalhadas ou incrustadas em uma massa positiva que constituiria o átomo.

Veja mais sobre modelos atômicos aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/37511736?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes