História, perguntado por marcellemenezes862, 7 meses atrás

Explique por que o comércio impulsionou o repovoamento e o surgimento de novas cidades na Europa.
Por favor me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por kionsidney02053
3

O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano. O renascimento em questão está diretamente relacionado com os avanços técnicos que permitiram maior produção agrícola e impulsionaram um crescimento populacional.

A Europa passou por diversas transformações que resultaram em grande crescimento populacional, urbano e comercial. Essa Europa com população reduzida, comércio enfraquecido e cidades pouco habitadas foi consequência direta da desagregação do Império Romano do Ocidente e do estabelecimento dos povos germânicos na Europa Ocidental.

As transformações disso resultaram em pestes, guerras e fome, traduzidas em morte. A falta de segurança levou as pessoas a mudarem-se para as zonas rurais a fim de aproximar-se dos locais produtores de alimentos e buscar refúgio junto de algum nobre. Esse fechamento em torno das zonas rurais deu surgimento à feudalização da Europa, enfraquecendo a troca comercial.

Esse quadro manteve-se até o século X, e as mudanças podem ter tido como ponto de partida os avanços técnicos na produção agrícola. Esses avanços garantiram um aumento considerável na produção, com o historiador Hilário Franco Júnior afirmando que, durante a Baixa Idade Média, cada semente plantada resultava, em média, em 5,5 grãos de centeio, 4 grãos de trigo e 3 grãos de aveia|1|. Com base nesse cenário é que tivemos as diversas transformações que originaram o crescimento urbano e comercial.

Como mencionado, o renascimento urbano tem relação direta com o aumento da produção agrícola. Esse aumento, além de ser resultado de melhorias técnicas, adveio de uma melhora na temperatura geral na Europa que garantiu mais terras para serem cultivadas. Com mais alimento disponível, a população europeia aumentou significativamente.

Assim, no ano 600, a população da Europa Ocidental, que era de 16,3 milhões, saltou para 22,1 milhões, no ano 1000, segundo dados trazidos por Hilário Franco Junior|2|. O historiador francês Jacques Le Goff, por sua vez, traz dados que afirmam que, no ano 600, a população europeia era de 14,7 milhões, enquanto que, no ano 1000, ela havia saltado para 22,6 milhões|3|.

Esse crescimento populacional refletiu diretamente no crescimento urbano na Europa Ocidental, uma vez que muitos servos fugiam dos feudos que habitavam para escapar das obrigações impostas. Esse crescimento urbano fez com que os núcleos da cidade fossem expandidos para além de suas muralhas, formando os burgos.


marcellemenezes862: obrigada
cmbyn: nossa que grande amigo
Perguntas interessantes