explique por que no cenário atual da geopolítica, para alguns geográficos, pode estar surgindo uma nova "guerra fria"?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos últimos anos, o mundo tem visto um aumento nas tensões entre a Rússia e o Ocidente. O presidente russo Vladimir Putin, que foi oficial do KGB durante a Guerra Fria, tem se envolvido em um realinhamento estratégico da política externa russa. Em 2008, Putin disse que a Rússia renovaria sua influência ao redor do mundo através de "companheirismo" com outros países que têm interesses semelhantes.
Desde então, os EUA têm seguido um rumo diferente, ao tentar afirmar seu poder no cenário mundial. Começando com a guerra do Iraque em 2003, o Presidente George W. Bush seguiu esta estratégia, formando alianças com vários ex-combatentes, a fim de combater as ameaças terroristas.
Mas foi o "pivô para a Ásia" de Obama que realmente cimentou o lugar da América como a potência global número um, apesar da presença de pequenas tropas no Afeganistão e no Iraque. Desde então, os EUA têm apoiado a ascensão da China na Ásia e forjaram laços mais estreitos com a Índia - um movimento que pegou Moscou de surpresa.
Com Obama se aproximando de seus últimos anos de governo, o veterano da administração Carter, Zbigniew Brzezinski, acredita que após duas décadas de relativa paz, estamos vendo surgir uma nova "guerra fria" entre as grandes potências. A questão-chave é se alguma delas se beneficiará com isso.
Em resumo, existe algumas razões pelas quais alguns estudiosos pensam que uma nova guerra fria pode estar surgindo em 2022.
A primeira razão é por causa das tensões entre os Estados Unidos e a China. Recentemente, a China tem tentado expandir seu território através da construção de ilhas artificiais no Mar do Sul da China, que tem sido uma importante fonte de tensão entre eles e outros países também.
A segunda razão é devido às tensões entre a Rússia e a Ucrânia/NATO. Depois que a Rússia anexou a Crimeia, as tensões eram altas e a OTAN teve que aumentar sua presença militar na Europa Oriental para combater a influência da Rússia ali. A última razão é devido às tensões entre a Arábia Saudita/Estados Unidos e o Irã. Recentemente, a Arábia Saudita executou um clérigo iraniano que aumentou as tensões entre eles e o Irã, fazendo com que a Arábia Saudita cortasse os laços diplomáticos com o Irã. Embora as tensões tenham diminuído desde então, ainda são altas o suficiente para que isso possa causar uma nova guerra fria.
Explicação: