Matemática, perguntado por IzukuMidoriya01, 6 meses atrás

EXPLIQUE POR QUE NA "REPRODUÇÃO SEXUADA" OS FILHOS SÃO SEMELHANTES AOS PAIS.



AJUDA PFVV

Soluções para a tarefa

Respondido por liviarufinooliveira
1

Resposta:

As vantagens de se ter variabilidade genética são muitas, destacando-se uma maior capacidade de sobrevivência caso ocorram mudanças desfavoráveis em um ambiente. Essas variações também permitem o surgimento de novas características, que, com o tempo, podem gerar grandes modificações, levando ao surgimento de uma nova espécie.

As plantas também possuem reprodução sexuada, uma vez que produzem gametas que se fundem

→ Quais são os tipos de reprodução sexuada existentes?

Existem diversos tipos de reprodução sexuada, sendo as mais comuns:

Conjugação: Essa forma de reprodução é considerada por muitos autores como uma transição entre a reprodução assexuada e a sexuada. Essa afirmação deve-se ao fato de que na conjugação ocorre a troca de material genético entre organismos, a separação dos envolvidos e só posteriormente a formação de novos indivíduos. Pode-se observar a conjugação em bactérias, protozoários e algas.

Autogamia: Nesse tipo de reprodução, ocorre a união dos gametas produzidos por um mesmo indivíduo, ou seja, por organismos hermafroditas, que possuem órgãos reprodutores masculinos e femininos. Esse processo pode ser observado, por exemplo, em protozoários, quando núcleos gaméticos são formados e fundem-se no interior do próprio organismo, gerando um zigoto (célula formada após a fecundação). Em plantas, o processo também ocorre.

Singamia: É o tipo mais conhecido de reprodução. Nesse caso, observa-se a união completa dos gametas de indivíduos diferentes e a formação do zigoto. O organismo gerado dessa forma apresenta uma constituição genética diferente de seus pais e irmãos, uma vez que são formados a partir de uma “mistura” de genes dos organismos que o geraram.


IzukuMidoriya01: mas não respondeu a pergunta ;-;
Perguntas interessantes