Filosofia, perguntado por karensuga93, 10 meses atrás

explique por que maquiavel é considerado um divisor de aguas, para o pensamento politico ocidental

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

Maquiavel dedica boa parte dos seus textos a avaliar que é necessário ver a política como ela é, não como ela deveria ser. Ele apenas constatou fatos e analisou os dados presentes.

A teoria por ele elaborada desmascarou as pretensões da religião e da teologia em matéria política, por substituí-las pelo conhecimento verdadeiro das relações que levam as avaliações morais às análises descritivas do campo político.

Para ele a história é um desfile de fatos dos quais se deve extrair as causas e os meios utilizados para enfrentar o caos resultante da expressão da natureza humana. A história é cíclica, já que não há meios absolutos para “domesticar” a natureza humana. O que pode variar são os tempos de duração das formas de convívio entre os homens.

O poder político tem origem mundana e aparece como única possibilidade de enfrentar o conflito, ainda que qualquer forma de domesticação seja precária e transitória. Não há garantias de sua permanência. A perversidade das paixões humanas sempre volta a se manifestar, mesmo que tenha permanecido oculta por algum tempo.

Um fator social de instabilidade para Maquiavel era a presença inevitável em todas as sociedades de duas forças opostas: a do povo, que não quer ser dominado e a da minoria dominante que quer oprimir o povo. O problema político então é encontrar mecanismos que imponham a estabilidade das relações, que sustentem uma determinada correlação de forças.

Segundo Maquiavel há duas respostas à anarquia: o Principado, dignidade ou território do Príncipe, e a República, forma de governo em que um ou vários indivíduos eleitos pelo povo exercem o poder supremo por tempo delimitado. A escolha de uma ou de outra forma depende da situação concreta.

Em uma nação corrupta e ameaçada de deterioração, o príncipe não é um ditador, é um fundador do Estado, um agente da transição numa fase em que a nação se acha ameaçada de decomposição. Já uma nação equilibrada está preparada para uma República, regime que Maquiavel chama de liberdade.

Bons estudos!

Perguntas interessantes