EXPLIQUE por que Lutero teve um destino diferente dos pensadores John Wycliffe e Jan Huss.
Soluções para a tarefa
Resposta: Isso porque Lutero defendeu seus ideais mas tambem buscou apoio de pessoas poderosas, como monarcas que ele conhecia, oferecendo mudança através da religião protestante se eles o escondessem ou apoiassem.
Explicação: por exemplo, era proibido na religião católica o lucro excessivo e isso desagradava a burguesia que visava o lucro excessivo. Lutero, em prol de conseguir o apoio dos burgueses, prometeu liberar o lucro excessivo se eles apoiassem sua luta pela então ideia de nova religião denominada Protestante.
Resposta:
A diferença nesse caso é que Martinho Lutero se colocou contra as rebeliões, condenando as ações camponesas, ao passo que John Wyclif e Jan Hus as apoiaram e/ou as influenciaram.
Por fim, é interessante frisar que nesse período histórico, entre o fim da Idade Média e início da Idade Moderna, as divergências religiosas tomaram um caráter de conflito social muito em decorrência do fato de o poder religioso constituir a base do poder econômico.
Sendo a Igreja católica a maior proprietária de terras da Europa, bem como a posição social da aristocracia ser fundamentada por uma suposta vontade divina, as lutas do camponeses e demais classes populares contra a exploração acabavam atingindo os conceitos religiosos que justificavam ideologicamente toda essa situação social. Todos esses conflitos marcariam o declínio do poder católico e o início de um período histórico distinto, marcado pela força dos capitalistas.