Biologia, perguntado por cristina42452, 10 meses atrás

Explique por que as proteínas transmembranas são importantes no transporte ativo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por pdsaulo2412
3

Resposta:

O transporte ativo é realizado por proteínas carreadoras e utiliza energia sob a forma de ATP para realizar o transporte de íons e outras substâncias através da membrana plasmática contra um gradiente de concentração, ou seja, é neste tipo de transporte que um íon localizado em uma região de baixa concentração pode ser transportado para outra com alta concentração deste mesmo íon, mantendo desta maneira uma manutenção na diferença de concentração de cátions e ânions de forma diferenciada no lado intra e extracelular.

O transporte ativo pode ser classificado em primário quando a proteína transportadora utiliza energia a partir de uma reação química exotérmica, e secundário quando o movimento independe diretamente do ATP e está associado à diferença de concentração de íons estabelecida pelo transporte ativo primário.

Respondido por laysalves2010
2

Resposta:As proteínas podem ser úteis para o transporte de substâncias por difusão facilitada ou transporte ativo. O transporte ativo (AO 1945: transporte activo) é o nome dado ao tráfego de moléculas através da membrana plasmática, contra o gradiente de concentração, mediado por proteínas específicas transportadores e com a mobilização de energia celular geralmente resultante da hidrólise de ATP (trifosfato de adenosina).

Explicação:Transporte passivo é uma ótima estratégia para mover moléculas para dentro ou para fora da célula. É barato, fácil e tudo que as células precisam fazer é parar e deixar as moléculas se difundirem. Mas,...ele também não funciona em todas as situações. Por exemplo, suponha que o açúcar glicose seja mais concentrado no interior da célula do que no exterior. Se a célula precisar de mais açúcar para seus processos metabólicos, como ela pode obter esse açúcar?

Aqui, a célula não pode importar glicose gratuitamente usando difusão, porque a tendência natural da glicose é de difundir-se para fora, ao invés de fluir para dentro. Em vez disso, a célula precisa trazer mais moléculas de glicose via transporte ativo. No transporte ativo, ao contrário do transporte passivo, a célula gasta energia (por exemplo, sob a forma de ATP) para mover uma substância contra seu gradiente de concentração.

Perguntas interessantes