Explique por que as cheias que ocorriam de junho a setembro no Egito, eram
esperadas com ansiedade pelos egípcios. O que elas promoviam, como os egípcios se orientavam no tempo e
espaço para identificarem tal período? Quais divindades eram celebradas durante essa fase? E para onde os
camponeses eram direcionados nesta época?
Soluções para a tarefa
Explique por que as cheias que ocorriam de junho a setembro no Egito, eram esperadas com ansiedade pelos egípcios e o que elas promoviam?
Eles já dominavam a agricultura e o fogo, encontraram as condições necessárias para se fixarem devido a grande fertilidade das margens do rio Nilo, cujas cheias e vazantes deixavam uma camada de húmus, que é excelente para a produção agrícola, além disso a água do rio era apropriada para beber e tomar banho, o que melhorou consideravelmente a higiene e saúde dos egípcios
como os egípcios se orientavam no tempo e espaço para identificarem tal período?
Para identificar o tempo, os meses e as horas, eles utilizavam a localizacao do sol, as fases da lua, as estrelas e as cheias do Rio Nilo. Os egípcios organizavam seu calendário a partir de um ano dividido em três diferentes estações, que eram formuladas a partir da variação das águas do Nilo. Eles trabalhavam basicamente com as estações das inundações, da semeadura e da colheita. Como eles precisavam antecipar a ocorrência de cada uma dessas épocas, a constante observação das estrelas também servia como referencial. Já no século V a.C., os egípcios adotavam um calendário com 365 dias e subdividido em 12 meses com 30 dias.
Quais divindades eram celebradas durante essa fase?
As cheias do rio Nilo eram celebradas, Os antigos egípcios acreditavam que as cheias do rio Nilo se deviam às lágrimas de Ísis pelo seu falecido irmão-marido Osíris e contemplavam o deus Hapi, era uma divindade da mitologia egípcia que personificava as águas do rio Nilo durante a inundação anual.
Para onde os camponeses eram direcionados nesta época?
Os camponeses trabalhavam nas terras do Estado e tinham direito apenas a uma pequena parcela da produção, para sua subsistência. Cabia a eles também trabalhar em obras públicas e em canais de irrigação quando necessário.
.
.
.
.
.
.
Espero ter esclarecido suas dúvidas ;-)