Geografia, perguntado por dalvaduda10, 6 meses atrás

Explique por que a questão da imigração
despertou em parcela da população europeia o
preconceito, a segregação, o racismo e a
xenofobia.

me ajudem por favor​

Soluções para a tarefa

Respondido por suya7410
1

Resposta:

A xenofobia, o racismo e o preconceito na Europa vem se desenvolvendo ao longo do tempo. 0 continente, é um dos locais do mundo que mais recebem imigrantes, além de contar com uma elevada migração interna. Com isso, a xenofobia, que é o preconceito ou intolerância com outros grupos de estrangeiros, aumenta a cada dia. O aumento dessas migrações internacionais estão ligadas a repulsão e a atração. Os primeiros são aqueles que contribuem na saída rápida do migrante, tanto por razões econômicas, por quanto falta de recursos naturais, crises humanitárias ou guerras. Já a atração são aqueles se relacionam com condições oferecidas pelos lugares de destino, como uma boa economia ou uma grande oferta de emprego, melhor qualidade de vida, etc, no caso da Europa, existem ambos fatores. Nisso, existe uma grande quantidade de estrangeiros vivendo na Europa, entre migrantes legais e ilegais.

Assim, aumenta o preconceito, a segregação, o racismo e a xenofobia, devido as diferenças culturais e sociais, com inúmeros casos de intolerância social, racial e religiosa. Mesmo assim, a população europeia também se considera ameaçada pelos estrangeiros, com o receio de que eles diminuam a oferta de emprego e atrapalhem a economia, enviando dinheiro ao exterior nos seus locais de origem e diminuindo a circulação econômica interna.

Outra questão, é o crescimento de grupos políticos de extrema-direita que alimentam uma ideologia no antissemitismo, no conservadorismo e outras ideais fascistas, como a "pureza" dos povos europeus. A emergência em questões desse tipo se intensificou, inclusive, medidas de Estado envolvendo atitudes xenofobicas na Europa, como as atitudes praticadas pelos políticos espanhóis sobre as várias perseguições e tentativas de expulsão de povos ciganos, principalmente da Romênia, por parte da França e da Itália, resultando no oferecimento de dinheiro para que deixem o país ou por uso de força. No final, na Europa há muito o que avançar sobre a intolerância social e política com os estrangeiros. O mesmo desafio é enfrentado por outros territórios, como os Estados Unidos e, recentemente, países emergentes, que vem para a chegada de migrantes com procura de melhores condições vida.

Perguntas interessantes