Explique por que a mortalidade de crianças com menos de 1 ano de idade é um bom indicador para avaliar as condições socioeconomicas e de saude de uma população.
Qual é sua opnião sobre a seguinte questão : "a assistencia a saude de boa qualidade é um direito de todos"?
Soluções para a tarefa
Quando nascemos, nosso corpo não esta acostumado ao ambiente do mundo. Nascemos frágeis. Nosso corpo vai desenvolvendo modos de defesa aos micro-organismos que nos deixam doentes, ao longo do tempo. Por isso tomamos vacina quando somos pequenos principalmente. Colocamos micro-organismos enfraquecidos em nosso corpo para que nosso corpo saiba que eles existem e crie assim modos de impedi – lo.
Esses micro-organismos podem estar em qualquer lugar: no ar que respiramos, na água que bebemos, nos alimentos, etc. Uma criança que fique muito doente, é porque não existe um tratamento por parte do governo para controlar a proliferação ou ao menos o contato com esses micro-organismos.
Países mais desenvolvidos costumam ter maior acesso a água tratada, a alimentos lavados e limpos, saneamento básico em geral, o que permite crianças se desenvolverem com mais facilidades, já que elas correm menos riscos quando pequenas, quando são mais frágeis. E se tem, uma saúde que funcione, atendimentos, consultas, acesso a remédios, algo pode ser feito.
Paises mais pobres, tem sua população com menos acesso a saneamento básico representa uma exposição da criança a maiores riscos, ainda mais bem novinha, onde o sistema imunológico ainda não esta pronto para se defender de todos os riscos e ameaças. E a dificuldade com sistemas de saúde que não funcionam, que não conseguem lidar com tamanha demanda vê seus pacientes perecerem. Ainda mais crianças de um ano, que não apresentam grandes resistências a doenças.
Quando ocorre a Revolução Francesa e seus idealistas trazem para nosso mundo ocidental a ideia dos Direitos Universais do Homem, aqueles direitos que todo homem deveria ter simplesmente por ser homem para que assim, haja igualdade, liberdade e fraternidade, assegurar a vida de alguém é uma maneira de que haja essa igualdade.
O primeiro artigo da constituição brasileira diz que o Estado deve assegurar a integridade física de seu cidadão. Então ela é um direito de todos.
Quando vejo essa questionar do “ser de todos” penso o contrario e vejo como soa meio sem sentido “Por que poucos teriam direito a ter saúde”? “Quem seriam esses pouco?”
“Será que eu seria um deles? E caso não fosse, por que não seria? Por que não poderia ser? Seria alguém pior?” Me sentiria injustiçado. E quando há esse sentimento e nada é feito, temos um conflito. E convenhamos que conflitos não são legais.
Resposta:
Países mais desenvolvidos/paises pobres
Explicação: