Explique por que a jornalista utilizou aspas nas palavras: a) “virgem” (§ 4) b) “pode” (§ 5) c) “fechar” (§ 7) ME AJUDEM E PARA AMANHA RAPIDAOOOOOOOOOO!
Soluções para a tarefa
Resposta: 4) a) Pois não é o verdadeiro significado, é novo no assunto
b) é como se fosse uma citação no texto
c) encerrar uma noticia sem ser repetitiva, não deixar um tédio ao leitor
Explicação: a Professora corrigiu na aula
Resposta:
a) Obviamente, os alunos conhecem o significado literal do substantivo virgem. A questão aqui é explicar o uso figurado, assinalado pelas aspas: ignorante, inexperiente, desconhecedor (do). Lembrar outros empregos da palavra que, por serem comuns, não necessitam de aspas: floresta virgem, filme virgem, azeite virgem, cal virgem.
b) As aspas na palavra pode: com as aspas, a intenção é indicar que a palavra não é usada no seu sentido próprio (como verbo), mas é apenas referida, o que a torna um substantivo, adequadamente precedido de artigo.
c) As aspas indicam que a palavra foi empregada em sentido especial, como termo do jargão jornalístico. As explicações colocadas entre parênteses após a palavra – “colocar no tamanho, corrigir e titular” – possibilitam a dedução do significado: encerrar, terminar, dar por concluída a redação e composição antes da impressão (comente o substantivo fechamento, do mesmo jargão).