explique por quê a cidade de São Paulo possui um nível de influência urbana (hierarquia urbana) maior do que a cidade de Belo Horizonte?
Soluções para a tarefa
São Paulo é o centro urbano de maior influência no país e é categorizado como Grande Metrópole Nacional
Explicação:
Grande metrópole nacional – No Brasil, apenas um centro urbano figura nessa categoria: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro. Possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e é responsável, sozinho, por expressiva fatia do PIB do país.
Resposta:
No Brasil, recebem a denominação de metrópole doze centros urbanos. Eles são classificadas, de acordo com o órgão oficial – o IBGE –, em três níveis
Grande metrópole nacional – No Brasil, apenas um centro urbano figura nessa categoria: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro. Possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e é responsável, sozinho, por expressiva fatia do PIB do país.
Metrópole nacional – Nessa classificação, estão Rio de Janeiro e Brasília, que, com São Paulo, estão no primeiro nível da organização territorial. Rio de Janeiro, com mais 11 milhões de habitantes, e Brasília, com mais de 3 milhões de habitantes, possuem áreas de influência que ultrapassam os limites de seu estado (Rio de Janeiro) e o Distrito Federal.
O Rio de Janeiro é uma das metrópoles nacionais
Metrópole – No terceiro nível hierárquico, estão os centros urbanos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Todos esses centros urbanos possuem população acima de 1,5 milhão de habitantes. A mais populosa das metrópoles é Belo Horizonte.
Embora Manaus e Goiânia figurem no terceiro nível da organização do território, possuem características que lhe confiam o caráter de metrópole. Esses critérios baseiam-se no porte e projeção nacionais que esses centros urbanos possuem.
Características das metrópoles
Em uma metrópole são encontrados elementos, como produtos e serviços, que facilmente se encontram em qualquer outra cidade. Entretanto, a característica marcante da metrópole é oferecer bens e serviços que só são encontrados nas metrópoles. A variedade, o nível de especialização e a especificidade dos elementos oferecidos pelas metrópoles explicam a influência exercida por esses centros urbanos.
Esse poder de influência das metrópoles, porém, não possui apenas caráter econômico. A influência política e cultural também faz parte dos requisitos que colocam esses centros urbanos no topo da hierarquia das cidades.
A ocupação das metrópoles é bastante verticalizada, se comparada a outras cidades brasileiras que não carregam esse título. A presença de edifícios comerciais, residenciais e de serviços públicos é comum nas regiões centrais das metrópoles e têm aparecido até mesmo nas regiões mais periféricas.