História, perguntado por Cida1211, 1 ano atrás

explique os regimes totalitários: nazismo e Fascismo

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaarntlinke
5

FASCISMO: Há três usos ou significados principais para o termo. O primeiro faz referência ao núcleo histórico original, ou seja o Fascismo italiano em sua historicidade específica; o segundo está ligado à dimensão internacional que o Fascismo alcançou, quando o nazismo consolidou-se na Alemanha com tais particularidades ideológicas, critérios organizativos e intenções políticas, estabelecendo assim uma analogia com o Fascismo italiano, sendo este chamado de Fascismo alemão; o terceiro, estende o termo a todos os movimentos que partilham com o "Fascismo histórico", de um certo meio de características ideológicas, critérios de organização e/ou finalidades políticas.

É um sistema autoritário de dominação caracterizado pela monopolização da representação política por parte de um partido singular de massa, organizado hierarquicamente; por um sistema de ideias baseado no culto de um chefe, na exaltação da coletividade de uma nação, no desprezo dos valores do individualismo liberal e no ideal da cooperação de classes, em uma aversão frontal ao socialismo e ao comunismo, dentro de um sistema corporativo; pela tentativa de integrar nas estruturas de controle do partido ou do Estado, de acordo com uma lógica totalitária, a totalidade das relações econômicas, sociais, políticas e culturais. 

NAZISMO: É um movimento político alemão, idealizado por Adolf Hitler depois da Primeira Guerra Mundial, conhecido popularmente por nazismo, foi uma reação direta à Primeira Guerra Mundial e a suas consequências; as ideias políticas que fundamentaram o Nacional-socialismo surgiram muito antes de 1918. O Nacional-socialismo é mais do que apenas um movimento protestante pós-guerra, pois suas qualidades dinâmicas e explosivas conseguiram tomar consistência exclusivamente na situação de crise profunda da Alemanha pós-guerra.

As ascendências ideológicas do Nacional-socialismo, por decorrer dos acontecimentos históricos alemães do século XIX, encontram-se estritamente unidas às três fases de maior importância da caminhada da Alemanha em direção ao desejado Estado nacional: a reação nacionalista à ocupação napoleônica (1806-1815); o colapso da revolução liberal de 1848; a solução conservadora e militar do problema alemão, no decorrer do Governo de Bismarck, a partir de 1871. Na medida em que prosperava o complicado processo da unificação política e da atualização, a ideia nacionalista alemã experimentou um grandioso desenvolvimento chegando a se sobrepor aos ideais liberais e constitucionais. A "nação tardia" tinha a impressão de ser a última a aproximar-se entre os Estados levou à concepção de grupos radicais antidemocráticos e revisionistas; um deles foi o "Deutsche Arbeiterpartei”.


juliaarntlinke: fonte: Dicionário de Política. (adaptado)
Cida1211: muito obrigadaa
Perguntas interessantes