(Explique os perigos de uma história única e a importância da representatividade nas artes em especial para as mulheres negras)
Soluções para a tarefa
Resposta:
No dia 13 de maio de 1888, a Lei Áurea foi assinada a fim de libertar milhares de escravos que ainda existiam no Brasil e proibir a escravidão no país. A abolição, no entanto, não resolveu questões essenciais para a verdadeira libertação social e cultural dos negros na sociedade brasileira, e a data, até hoje, precisa ser encarada como uma reflexão do caminho a ser percorrido. A luta de pessoas negras para levantar seu próprio espaço é constante. Para combater o racismo estrutural, pessoas negras foram, aos poucos, conseguindo mais autonomia e espaço para finalmente serem livres.
Em Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror nos deparamos com um estudo profundo da representação dos negros no cinema de gênero ao longo das décadas para visualizar a grande luta pelo grito de liberdade.
A dra. Robin R. Means Coleman, professora adjunta no Departamento de Estudos da Comunicação e no Centro de Estudos Afro-Americanos e Africanos da Universidade de Michigan, traz um estudo enriquecedor que conduz o leitor ao longo das décadas do cinema, explanando sobre como os negros foram representados e “explorados” dentro do gênero. Desde O Nascimento de uma Nação (1915), passando pela Era Blaxploitation, até chegar à Corra! (2017), que se tornou um dos maiores marcos do cinema.
Explicação: